Siga-nos

Trânsito

Ciclovia liga Vila Mariana ao centro

Publicado

em

Não se trata de uma pista sinalizada, aos domingos, durante horário determinado, para garantir o lazer da população. Agora, a Vila Mariana pode celebrar que conta com uma nova ciclovia, interligando pontos importantes do bairro ao centro histórico da capital.
O trecho inaugurado no dia 23de agosto passa pela Rua Vergueiro e Avenida Liberdade e está interligado a outra ciclovia, instaladano Centro Histórico. Juntos, estes dois percursos totalizam 7,6 km. A inauguração contou com a presença do prefeito, Fernando Haddad, do secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e de cicloativistas.
Com 4,4 km de extensão, o primeiro trecho da ciclovia Vergueiro/Liberdade, vai da Avenida Prof. Noé de Azevedo, na Vila Mariana, até a Praça João Mendes, no Centro. Essa nova pista exclusiva para bicicletas conecta o Terminal Vila Mariana do Metrô à Ciclovia do Centro Histórico, proporcionando acesso a outras regiões da cidade como Santa Cecília e Barra Funda bem como a equipamentos urbanos como Sala São Paulo, Terminal Amaral Gurgel e Praça da República.
A rede cicloviária do Centro Histórico tem um total de 3,2 km de extensão. Com a inauguração desses dois novos trechos, a cidade conta agora com 30,6 km de ciclovias implantadas nesta gestão. O objetivo é implantar 400 km até o final de 2015.
O secretário de Transportes, Jilmar Tatto falou sobre as ações para garantir a segurança dos ciclistas. Segundo ele, a fiscalização terá que ser efetiva para evitar o desrespeito por parte de motoristas e motociclistas. “Além dos agentes da CET, nós vamos colocar radares para fiscalizar as ciclovias”, afirmou. O secretário também informou que os agentes da CET vão utilizar bicicletas para percorrer as vias destinadas aos ciclistas.
O evento de inauguração aconteceu no Centro Cultural São Paulo, na Rua Vergueiro. Lá, o prefeito destacou a importância dos projetos implantados pela CET e as conexões com diversos pontos de interesse da população. “Hoje estamos inaugurando uma ciclovia que liga o bairro da Vila Mariana com o Centro da cidade, vejam como é importante proporcionar conexões com os terminais de ônibus, estações de Metrô e os principais pontos turísticos, esse é o grande objetivo do nosso trabalho”, disse.
Tatto e os cicloativistas fizeram o percurso do Centro Cultural até a sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá. No caminho, passaram pelo bairro da Liberdade, Praça da Sé, Mosteiro São Bento e Praça do Patriarca.

 

 

Percurso começa no terminal do metrô e vai até a João Mendes

A ciclovia inaugurada no sábado tem 4,4 km de extensão e liga o Terminal Vila Mariana do Metrô com o centro, passando pelo eixo composto pela Rua Vergueiro e Avenida Liberdade, num total de 4,4 km de extensão.
O traçado vai da Avenida Professor Noé de Azevedo, na Vila Mariana, até a Praça João Mendes, no Centro.
A nova pista exclusiva para bicicletas conecta o Terminal Vila Mariana do Metrô à Ciclovia do Centro Histórico, proporcionando acesso a outras regiões da cidade como Santa Cecília e Barra Funda bem como a equipamentos urbanos como Sala São Paulo, Terminal Amaral Gurgel e Praça da República.
Na maior parte do percurso, a ciclovia é unidirecional, ao lado do canteiro central, em ambos os sentidos do corredor Noé de Azevedo/Vergueiro/Liberdade.
O trajeto atende os bairros da Vila Mariana, Paraíso, Aclimação e Liberdade e tem a seguinte implantação: na Av. Prof. Noé Azevedo, entre a Av. Lins de Vasconcelos e a Rua Vergueiro; na Rua Vergueiro, entre a Av. Prof. Noé Azevedo e a Rua São Joaquim; na Avenida Liberdade, entre a Rua São Joaquim e a Praça João Mendes.
Em função da ativação da ciclovia, a motofaixa anteriormente existente foi desativada, portanto, as motocicletas deverão compartilhar as faixas de tráfego remanescentes com os demais veículos.
Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível. É proibida a utilização da ciclovia por pedestres e motociclistas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados