Trânsito
Ciclovia da Paulista começa a ser construída e altera trânsito
Pista para bikes ficará acima do nível da faixas de rolamento para carros. Canteiro será alargado
A implantação de ciclovias na cidade continua a todo vapor neste início de 2015 (veja também matéria ao lado. Esta semana, foi interditada a faixa da esquerda da Avenida Paulista, nos dois sentidos, para a implantação de uma faixa exclusiva para as magrelas nos moldes do que acontecem em avenidas de outros países.
Com quatro quilômetros de extensão, entre a Rua Augusta e a Alameda Casa Branca, a ciclovia da Paulista deve ficar pronta em seis meses e fará conexão entre onze ciclovias, ligando as regiões do Centro, Pacaembu, Ibirapuera e Vila Mariana. O projeto prevê o alargamento do canteiro central da avenida para instalação da ciclovia.
A engenharia de campo da CET irá monitorar a interdição, orientando os motoristas e pedestres, os veículos deverão circular pelas faixas restantes.
Os veículos que vêm da região da Vila Mariana, com destino à Rua da Consolação ou Avenida Doutor Arnaldo, poderão seguir pelas ruas Treze de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal e Antonio Carlos.
Já aqueles que vêm da Região de Perdizes e da Avenida Rebouças, com destino à região da Vila Mariana, poderão seguir pela Alameda Santos, Rua Cubatão e Rua José Antonio Coelho.
Ciclofaixa
A ciclofaixa de lazer, que é operacionalizada aos domingos e feriados nacionais, continuará a ser montada na faixa adjacente à ocupação da obra. A faixa exclusiva de ônibus, que atualmente funciona de segunda a sábado, será ativada aos domingos das 8h às 22h, enquanto durarem as obras.
O Projeto
O projeto de ciclovia na Paulista será diferenciado. A Prefeitura promete não afetar árvores e garantir prioridade aos pedestres. A prefeitura já havia anunciado o projeto em Setembro, mas as obras não se iniciaram em 2014 por conta do Natal na Paulista, que poderia ser prejudicado.
O canteiro central da avenida será alargado em cerca de 25 centímetros de cada lado para facilitar a passagem de bicicletas nos dois sentidos. As oito faixas de rolamento da via serão mantidas, com alguns ajustes. Alguns trechos, próximos aos semáforos, ganharão grades para a proteção dos ciclistas.
A ciclovia será elevada em relação às faixas de rolamento. Os tanques que hoje abrigam plantas e flores serão retirados, assim como os relógios de rua distribuídos pela via. Está também prevista alteração de lugar de alguns postes de iluminação.
Rua Jupatis, no Jabaquara, agora também tem ciclovia
Esta semana foi a vez de o Jabaquara ganhar uma ciclovia. Com apenas 800 metros, o novo trecho foi inaugurado na quarta, em uma travessa da Avenida Engenheiro George Corbisier, como o jornal SP Zona Sul já havia antecipado.
A partir a inauguração do novo trecho, a cidade passa a contar com 210,9 km de vias destinadas aos ciclistas.
A nova ciclovia fica na Vila Mira e em breve será ampliado com a ligação entre a Rua Jupatis e a Avenida George Corbisier, e futuramente fará a interligação com a Ciclovia Jabaquara.
O novo percurso será bidirecional, ao lado do passeio das vias. A ciclovia segue o seguinte trajeto:
Rua Jupatis, entre Avenida George Corbisier e Rua Camilo Carrera;
Rua Camilo Carrera, entre as ruas Jupatis e Belmiro Zaneti Esteves;
Rua Belmiro Zaneti Esteves, entre as ruas Camilo Carrera e Otavio T. M. Sobrinho;
Rua Otávio T. M. Sobrinho, entre as ruas Belmiro Zaneti Esteves e Gustavo da Silveira;
Do total de ciclovias existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 147,9 km desde junho de 2014. Portanto, antes, São Paulo contava, até então, com 63 km. A meta da Prefeitura, atualmente, é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.
“Ultrapassamos os duzentos quilômetros de ciclovias na cidade, estamos ampliando as conexões para que os ciclistas tenham mais opções de deslocamentos”, afirma o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.
Vale ressaltar que, por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível. É também proibida a utilização da ciclovia por pedestres.
Em caso de dúvidas, use o canal Fale com a CET, pelo telefone 1188, que atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.