Siga-nos

Urbanismo

Ciclofaixa vai da Indianópolis à Paulista

Publicado

em

Pelo menos aos domingos, já é possível pedalar em segurança desde a região da Avenida Paulista, passando pela Vila Mariana e pela Saúde, até o Parque do Ibirapuera. E o melhor: dá para fazer todo o trajeto sem enfrentar difíceis ladeiras, seguindo apenas pelo chamado “espigão” do planalto paulistano. Foi inaugurado no último domingo mais um longo trecho da ciclofaixa de lazer. São 19,2 km de ligação entre a Paulista e a ciclofaixa das zonas oeste e sul. O programa deverá interligar todas as regiões da cidade aos domingos e feriados nacionais.
A ciclofaixa opera aos domingos, entre 7h e 16h, e também em alguns feriados. Nestas datas, equipes da CET garantem a segurança, através de agentes espalhados por todo o trajeto e também com sinalização diferenciada. Serão utilizados três apoios operacionais, 92 monitores de travessia, dois supervisores de campo e 48 agentes de trânsito, distribuídos em dois turnos.
A interligação inaugurada neste domingo permite o acesso a pontos de interesse turístico e cultural como a Paróquia de São Judas Tadeu, o Parque das Bicicletas e o Shopping Metrô Santa Cruz. Na região atendida, estão situadas as estações de metrô Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde e São Judas. O novo facilita o acesso ao eixo Paulista-Centro, que liga a Avenida Paulista à Rua da Consolação e ao centro histórico da capital. O percurso passa por pontos turísticos importantes, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva. Na região, há também pontos de interesse como o Shopping Metrô Santa Cruz, a Paróquia de São Judas Tadeu, o Colégio Arquidiocesano e os parques.
No total, a ciclofaixa das zonas oeste e sul possui 45km e passa pelos parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, pelas Av. Chedid Jafet, Rua Funchal, Av. Eng. Luís Carlos Berrini e Av. Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco, no Jabaquara).
O objetivo da Prefeitura é interligar todas as regiões da cidade. “Estamos preparando a chegada do programa na represa Guarapiranga, na zona sul, e a integração da zona norte e da zona leste ao centro”, afirmou o prefeito Gilberto Kassab. “A expectativa é atingir já neste verão 150 mil pessoas, circulando de bicicleta”, concluiu.

 

 

Bike Sampa ganha novas estações na região

 

Ao mesmo tempo em que as ciclofaixas de lazer ganham espaço pela região, estimulando famílias a pedalarem entre os parques e por toda região aos domingos, o uso da bicicleta tem outros estímulos na região.
O projeto Bike Sampa, que foi instituído de forma pioneira na cidade na Vila Mariana, está se espalhando. Eram, inicialmente, 10 pontos e agora já são mais de 80 estações para quem quer pegar uma bicicleta – grátis pelos primeiros 30 minutos de uso.
Agora, há vários endereços já em funcionamento na Vila Clementino e outros sendo implantados no mesmo bairro, no Planalto Paulista e em Moema.
Segundo o patrocinador da iniciativa, em três anos, o paulistano contará com 300 estações e 3 mil bicicletas à disposição em diferentes pontos da cidade.
Para participar é preciso primeiro se cadastrar no site www.bikesampa.com, onde também estão registrados os endereços de todos os pontos em funcionamento e futuras estações. Depois, basta retirar a bicicleta em uma das estações e devolvê-la em outra. Os primeiros trinta minutos de utilização são gratuitos e, após esse período, serão cobrados R$ 5,00 a cada meia hora.
Pedalar ajuda no condicionamento físico, reduz o estresse e traz qualidade de vida. Não polui, diminui o engarrafamento e possibilita uma convivência saudável com o espaço público. É uma opção benéfica para as pessoas e para o planeta.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Adri

    16 de novembro de 2012 at 20:11

    Achei fantástico essa ciclovia para os bikes!!!
    Também quero agradecer a foto da capa desta edição, ficou belíssima.

  2. FDERNANDO

    26 de abril de 2022 at 7:40

    BOM DIA.QUANDO A CICLOVIA VAI CHEGAR ATE O JABAQUARA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados