Siga-nos

Meio ambiente

Chácara Lane tem exposição até 8 de janeiro: vá de metrô

Publicado

em

PASSEIOS

Remanescente de uma antiga chácara paulistana do final do século 19, a Chácara Lane é uma importante referência histórica para a memória dos assentamentos urbanos em São Paulo. Foi residência do reverendo George W. Chamberlain e funcionou como sede da Escola Americana, que deu origem à Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O endereço atual desta antiga “chácara”, que era uma propriedade bucólica até os anos 1940, está em pleno centro antigo da cidade: na Rua da Consolação, entre as ruas Itambé e Piauí. Foi comprada pela prefeitura para abrir loteamento, mas o projeto nunca foi executado porque os técnicos da época concluíram que as ruas seriam muito estreitas e somente casas pequenas poderiam ser construídas.
A antiga casa-sede da Chácara Lane acabou sendo tombada como patrimônio histórico e arquitetônico pelo Conpresp. Passou por obras de restauração entre 2008 e 2012 e foi reaberta ao público como o “Gabinete do Desenho”, abrigando exposições temporárias e o acervo de papel da Coleção de Arte da Cidade. Atualmente, está em cartaz a exposição “Arte à mão armada, da artista Carmela Gross, uma das mais importantes artistas brasileiras, que iniciou seu trabalho no fim da década de 1960, e que atua hoje com mesmo fôlego e força. Fica em cartaz até 8 de janeiro de 2017.
A Chácara Lane fica na Rua da Consolação, 1.024 -. Horário de funcionamento: de terça a domingo 09h – 17h; segunda: fechado. Entrada gratuita. Telefone: 3129-3361. Vá de metrô: a estação República fica a 1km do local. Ou use a linha 875A – Perdizes.

foto-3

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados