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Trânsito

CET vai ampliar fiscalização de infrações de trânsito

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Quem circula pela cidade de São Paulo de carro tem percebido: o número de radares implantados em todos os bairros não para de crescer. Vias até então sinalizadas apenas com placas indicando a velocidade máxima, como a Avenida Jabaquara, agora contam com radares. Vias onde eles já existiam, como a Sena Madureira e a 23 de Maio, ganharam novos pontos de fiscalização. E mesmo ruas internas de bairros passaram a contar com os equipamentos – é o caso, por exemplo, das alamedas Maracatins e Nhambiquaras, em Moema, onde a CET implantou a chamada “Área 40”- ou seja, ali, quem trafegar em velocidade superior a 40 km/h vai ser multado.
Talvez o aumento do número de radares explique o aumento das infrações flagradas na cidade: Nos três primeiros meses deste ano, houve 2,7 milhões de irregularidades, contra 2,3 milhões no mesmo período de 2014. No total, no ano passado, foram emitidas mais de 10 milhões de multas de trânsito.
Trafegar acima da velocidade permitida continua sendo a infração mais comum: só nos três primeiros meses deste ano foram mais de 840 mil multas por excesso de velocidade. Mais de 400 mil motoristas foram multados por invadir a faixa exclusiva de ônibus e outros 390 mil por desrespeitar o rodízio. O número de quem estaciona em local proibido também é alto: cerca de 280 mil no primeiro trimestre.
Estes números deve aumentar ainda mais: não apenas porque novos radares fixos estão sendo espalhados pela cidade, sendo muitos deles do tipo “inteligente”, ou seja, que fazem Leitura Automática de Placas (LAP) e por isso podem flagar motoristas desrespeitando rodízio, trafegando sem licença, ou sem a Inspeção Veicular, quando voltar a ser obrigatória.
A CET também está planejando fiscalizar, a partir do segundo semestre, 250 pontos aleatórios, distribuídos não só pelo centro, mas também pela periferia da cidade. A ação deverá abranger as cinco regiões da capital, em locais trocados periodicamente, e acontecerá tanto em dias úteis como aos sábados e domingos. A medida visa a conscientizar motoristas paulistanos a conduzirem de forma segura.
A medida será tomada a partir de uma pesquisa realizada entre março e maio deste ano. Nela, foram analisados 20 cruzamentos da cidade, distribuídos por todas as regiões, em dias úteis e aos finais de semana. Dos 15.370 veículos observados em um período de 75 horas, 8.521 cometeram alguma infração – um índice médio de 55,44%. Ou seja, um a cada dois motoristas infringiu alguma regra de trânsito.
Nos cruzamentos com semáforos, o maior índice de infrações se deu pelo não uso da seta (de 26,13% a 39,75%, a depender do dia), seguido pelo não uso de cinto de segurança (de 7,37% a 16,06%). Já nos cruzamentos sem semáforos, mas com movimentos de conversão, a ausência de setas também foi a infração mais cometida (de 52,11% a 61,25%), seguida do desrespeito à sinalização “Pare” (de 18,69% a 28,37%). Nos cruzamentos não semaforizados, com movimentos à frente apenas, o maior índice de infrações ficou por conta do não respeito à orientação de “Pare” (de 23,10% a 46,59%), seguida pelo não uso do cinto de segurança (de 7,99% a 15,74%).
Com a expansão das infrações registradas para os mais de 16 mil cruzamentos da cidade, durante os 365 dias do ano, a estimativa dos técnicos é de que 46,8 bilhões de infrações são cometidas a cada ano – 10,6 milhões por hora. Em todo o ano de 2014, foram aplicadas 10,6 milhões de multas. Com isso, a cada 4.416 infrações cometidas, apenas uma multa é aplicada.
“Quando a gente fala que existe a indústria da multa, eu costumo brincar que ela está na idade da máquina a vapor, enquanto a indústria de infrações está na velocidade da luz. [O número de 4.416 infrações] parece grande, mas se dividirmos pelo número de dias e pelas horas que os motoristas circulam, chegamos em 15, 20 infrações por hora, o que é real. O motorista médio infrator comete de 10 a 20 infrações por hora”, afirmou Figueira, engenheiro responsável pela metodologia adotada.

 

Mais radares e nova fiscalização em todas as regiões da cidade aumentarão multas para evitar infrações e melhorar segurança

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1 Comentário

1 Comentário

  1. alex pulino

    15 de dezembro de 2015 at 20:05

    Covardes, safados, mau-carater!

    Colocar a cidade inteira a 50km/h e algumas zonas a 40 é no mínimo demonstração de má-fe.

    Banco de safados Odeio todos voces seus malditos !

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