Siga-nos

Trânsito

CET reduz velocidade limite na Rua Sena Madureira

Publicado

em

Pouca gente se lembra, mas até agosto de 2010, a velocidade máxima permitida na Rua Sena Madureira, na Vila Mariana era de 70km/h. Já na época, a Companhia de Engenharia de Tráfego considerou importante reduzir o limite, que então passou a ser de 60km/h. Agora, a CET acaba de redefinir a velocidade máxima, que é de 50km/h.
O prefeito Fernando Haddad anunciou, aliás, que pretende reduzir para 50km/h o limite em todas as vias arteriais da capital. Só haverá velocidade acima desta em vias rápidas como as pistas centrais das Marginais Pinheiros e Tietê, além de trechos do corredor norte sul (Avenidas 23 de Maio e Rubem Berta).
Na próxima semana, as restrições serão ambpliadas pra outras vias da zona sul da capital, entre elas a Rua Domingos de Morais em um trecho, entre as ruas Sena Madureira e Lins de Vasconcelos. SEgundo a Prefeitura, este trajeto completa o o eixo cicloviário formado pela Rua Sena Madureira, Av. Professor Noé de Azevedo, Rua Vergueiro, indo até a Avenida Bernardino de Campos. Essa intervenção faz parte do projeto de implantação da ciclovia da Bernardino de Campos e medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do Programa de Proteção à Vida.
A CET ainda informou que faixas e painéis informativos começarão a ser colocadas a partir desta quinta-feira (20/08) para orientar os motoristas sobre as mudanças. Serão utilizadas 172 placas de sinalização vertical nas 6 vias.
Esta semana, o jornal Folha de S. Paulo denunciou que a Rua Sena Madureira mantinha placas indicando tanto o limite de 50km/h quanto o antigo, de 60km/h.
A CET garantiu que as multas aplicadas a motoristas com velocidade entre 50km/h e 60km/h até o dia 11 de agosto serão canceladas. Mas as infrações para motoristas que trafegavam acima da velocidade anteriormente limite, de 60km/h, serão mantidas.
Também na próxima segunda, 24, haverá redução de velocidade máxima, para 50 Km/h, em outras cinco vias da zona sul: Avenida Guarapiranga, Estrada do M’Boi Mirim e Avenida Senador Teotônio Vilela (zona sul), na Avenida Arnolfo Azevedo e Rua Almirante Pereira Guimarães (zona oeste). Também nelas a velocidade máxima permitida atualmente é de 60 km/h.
O “Programa de Proteção à Vida”, iniciado em 2013, no começo da atual gestão, visa a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliado uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres.
A iniciativa inclui várias frentes como o “CET no Seu Bairro”; a implantação de “Áreas 40”; da “Frente Segura” (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade máxima para o padrão de 50 km/h.
Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados