Siga-nos

Restaurantes

Cervejas importadas atraem clientela exigente a diversos bares da região

Publicado

em

Que tomar uma boa cerveja, bem gelada, é um hábito do brasileiro, todos sabem. Em especial no verão, as latinhas e garrafas fazem sucesso inquestionável na frente da tv, na mesa de praia ou no barzinho acompanhando um bom petisco. Mas, nos últimos anos, cresceu muito a procura pelas chamadas “cervejas gourmet” ou por bares que ofereçam cervejas importadas. E nem sempre o público que vai atrás desse tipo de produto curte uma cervejinha gelada brasileira – está, na verdade, a fim de apreciar a bebida com bastante moderação, descobrir o paladar que cada marca oferece, perceber nuances dos rótulos.Na região, diversos bares já estão atentos a esta tendência e oferecem as marcas importadas. Em geral, o cliente alterna seus happy hours entre uma cachaça em um dia, um drink original em outro, a cerveja internacional em uma terceira oportunidade. Ou seja, é alguém que busca harmonizar o petisco ou prato pedido com bebidas bem elaboradas, para tomar em doses calculadas. Assim, para quem tem este perfil, o legal é tentar conhecer as diferentes casas da região que contam com cervejas importadas, escolhendo um quitute exclusivo a cada noite. Que tal conferir todo este roteiro preparado pelo jornal SP Zona Sul?

Panquecas ou bacalhau?

Para quem está no clima de fazer uma refeição completa, da feijoada ao salmão grelhado, da panqueca com receita mineira exclusiva à picanha no alho com acompanhamentos, o Boteco São Francisco, na Saúde, é a pedida. Eles também contam com porções diversas, típicas de um bom botequim. Ali, há mais de 60 marcas de cerveja, entre opções gourmet de todo o Brasil até tchecas, inglesas, alemãs… Sugestão: peça o bacalhau à moda (desfiado, com azeitonas, ovos, batatas, tomates, acompanhado de arroz e legumes. A cerveja? Peça dicas ao pessoal da casa – talvez uma Erdinger Alemão, uma Estrela Galícia espanhola, uma Le Trappe holandesa…Fica na Avenida Jabaquara, 1955, pertinho do metrô Saúde e de pontos de táxi. Fone: 5584-9773.

Frutos do Mar

Que o Legítimo Bar conquistou casa lotada quase todas as noites por conta da fama de linguiças de Bragança exclusivas, servidas na pedra, todo mundo já sabe. Mas, muitos ainda não descobriram outras delícias do cardápio, como os frutos do mar que podem combinar perfeitamente com as cervejas importadas da casa, a Norteña e a Erdinger. Tem iscas de peixe acompanhadas de molho tártaro, camarão frito com molho rosé, lula a doré ou a deliciosa mistura de tudo isso, ou seja, o Combinado do Mar.O Legítimo fica na Rua Luís Góis, 1.728 – Vila Clementino. Telefone: 2729-2730. Tem ponto de táxi pertinho, para curtir com tranquilidade!

Costela

Já a famosa Costela no Bafo do Restaurante Gamela Mineira, na Vila Mariana, pode certamente harmonizar com uma alemã Franziskaner ou com uma belga oergaarden. O restaurante oferece o famoso prato somente nos finais de semana, já que a carne tenra, que desmancha na boca, leva mais de 36 horas para ficar pronta. É servida com mandioca, arroz, feijão e couve. Fica na Rua Joaquim Távora, 1115 – Vila Mariana. Telefone: 5082-3617.

Petiscos

Uma boa ideia pode ser ainda conferir porque a cerveja Norteña faz sucesso e está presente em cardápios da maioria dos bares, hoje em dia, acompanhando uma porção tipicamente de botequim. No Barbirô, de culinária inspirada nos fogões a lenha mineiros, a dica é pedir um pastel de polenta com rabada, ou um pastelzinho de feijoada com torresmo.Fica na Rua Vergueiro, 1889 – Vila Mariana, perto da estação Paraíso. Tel.: 5081-4040.

Empanadas

No Planalto Paulista, uma casa de empanadas atrai frequentadores nos horários mais alternativos. Trata-se do Caminito, que já fazia sucesso em Moema e se mudou há alguns anos para cá, onde dispõe de algumas mesas em um terraço, decoração colorida como o ponto turístico famoso de Buenos Aires de mesmo nome. Ali, uma dica pode ser combinar a empanada de Roquefort, salsão, presunto e nozes com uma cerveja como a uruguaia Patricia. Eles também contam com Norteña, Quilmes e Zillertal.Fica na Alameda dos Indígenas, 93. Tel.: 5055-0551.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Débora Soares

    15 de fevereiro de 2013 at 16:28

    Os cervejeiros do país estão ficando sofisticados. É uma cultura que dia a dia está se enraizando na sociedade! As cervejas especiais estão mudando a quantidade pela qualidade. Isso me parece bem legal. Eu mesma estou aprendendo outra forma de beber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados