Siga-nos

Cinema

Centro Cultural São Paulo realiza mostra “Gus Van Sant e o Cinema de Fluxo”

Publicado

em

No início dos anos 2000, a produção cinematográfica mundial passa a apresentar uma série de obras que atualiza elementos de uma linguagem menos comercial. A ideia é que esse conjunto de narrativas audiovisuais cause certa inquietação no espectador para que este tenha uma interação muito mais sensorial do que racional com o filme.

Surge assim a Estética de Fluxo, termo cunhado pelo crítico francês Stéphane Bouquet, em 2002, na revista Cahiers du Cinema. Sua principal referência são as obras das décadas de 1950 e 1960 dos cineastas Michelangelo Antonioni e John Cassavetes. Com o objetivo de proporcionar um panorama dessa tendência audiovisual, o Centro Cultural São Paulo realiza a mostra “Gus Van Sant e o Cinema de Fluxo”, que exibirá 12 produções até o dia 7 de maio.

Apontado como um dos principais nomes dessa estética cinematográfica, o diretor norte-americano, que dá nome à mostra, será representado com dois filmes: “Gerry” (2002) e “Elefante”, que em 2013 faturou a Palma de Ouro, em Cannes, e o prêmio de Melhor Direção para Van Sant.

Marcado pelo capricho visual de suas produções, o diretor chinês Wong Kar-Wai também aparece com dois longas: “Amor à Flor da Pele” (2000), eleito o 2º melhor filme do século XXI pelos críticos da BBC (atrás apenas de “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch), e “2046 – O Segredo do Amor” (2004).

Já a cineasta argentina Lucrécia Martel será a representante latina na mostra com o elogiado “O Pântano” (2001). Outra atração imperdível, que promete gerar debate entre o público, é o instigante “Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas”, também vencedor do prêmio máximo em Cannes, em 2010. Em complemento à mostra, será realizada no sábado (04),às 18h, com entrada gratuita, uma palestra com o pesquisador e crítico de cinema Luiz Carlos de Oliveira Júnior, autor do livro “A Mise en Scène no Cinema: do Clássico ao Cinema de Fluxo”.

Sinopses e outras informações dos filmes exibidos podem ser consultadas aqui na página oficial do evento.

Serviço:
Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto
Rua Vergueiro, 1.000, Zona Sul.
Até 7/5.
R$2.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados