Siga-nos

Serviço

Cemitério de Vila Mariana agora conta com agência funerária

Publicado

em

O velório do Cemitério de Vila Mariana agora conta com uma Agência Funerária. O serviço foi inaugurado na quinta, 23, e faz parte de um processo de descentralização do serviço em andamento na cidade. Atualmente, já há 11 unidades em funcionamento, espalhadas por toda a cidade.

A nova unidade vai funcionar 24 horas por dia. “Desde que assumi a superintendência, identifiquei que algumas agências ficavam fora do perímetro do cemitério, às vezes em bairros muito distantes”, afirma Thiago Dias da Silva, superintendente do Serviço Funerário. “Levar esses serviços para dentro dos cemitérios assegura maior comodidade ao munícipe, além de possibilitar uma fiscalização mais efetiva, pois tudo acontecerá dentro do nosso perímetro”, completa.
O subprefeito de Vila Mariana, Fabrício Cobra Arbex, também destacou a importância da nova unidade. “A descentralização dos serviços numa cidade grande como São Paulo é essencial para melhorar o atendimento ao munícipe”, opinou.

Nas onze agências nas quais o munícipe pode contratar as homenagens fúnebres, definir o horário e local de velório e sepultamento. Tudo isso contribui para amenizar o momento do luto e evitar o deslocamento de um ponto a outro da cidade no processo que envolve a despedida de um ente querido.

A Prefeitura avalia ainda que os benefícios se estenderão aos hospitais e agências da região. De acordo com Thiago, os atendimentos serão melhores distribuídos. “Com a chegada da Agência da Vila Mariana, a ideia é concentrar os óbitos que acontecem nos hospitais próximos, como o Nove de Julho, a Beneficência Portuguesa e o Hospital das Clínicas.”

De acordo com a Lei Municipal 8.383/1979, apenas o Serviço Funerário do Município de São Paulo pode remover os corpos para velório, sepultamento e cremação, sendo proibida essa prática por agentes particulares, assim como a abordagem de pessoas ligadas às empresas funerárias que oferecem ou vendem serviços dentro dos estabelecimentos de saúde, IML e SVOC, onde é emitida a documentação de óbito.

A Agência Funerária da Vila Mariana fica dentro velório do Cemitério Vila Mariana, na Rua Batista Caetano, 300.

Cemitério

O Cemitério de Vila Mariana foi criado a partir de uma doação de terreno feita há 115 anos pelo banco União de São Paulo. A área de 14.290 m² seria posteriormente ampliada pela desapropriação de novas áreas em 1920 e 1963, totalizando os atuais 73.699m².

O primeiro sepultamento aconteceu em 17 de novembro de 1904 e já foram inumadas ali mais de 100 mil pessoas, marca atingida no ano passado.

Em 1963, os livros de registro de óbitos de 1929 até aquela data foram destruídos em incêndio ocorrido na administração do cemitério. A contagem iniciou em dezembro de 2001.
Dentre os túmulos da necrópole podem ser mencionados os de Alfredo Volpi (1896-1988) renomado pintor contemporâneo, centro social chinês de São Paulo e Antônio Alves da Silva do movimento

constitucionalista de 1932.
A necrópole também abriga jazigos de expressivo valor histórico, com obras de Arlindo Castellane De Carli e Luiz Morrone.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Helena

    6 de março de 2023 at 18:37

    Tenho várias pessoas da família nesse cemitério, mas infelizmente quando fomos fazer o sepultamento do meu cunhado, um momento de tanta dor que é a perda, fomos vítimas do abuso emocional, o Senhor que toma conta lacrou o caixão e recusou a abrir sendo wue não tinha sido acidente, não estava deformado nem doença contagiosa, faleceu com 80 anos com enfarto e ele só abriu mediante o pagamento de uma maquiagem ridícula, que não mudou em nada a aparência de uma pessoa morta, e o valor que não tínhamos condições de pagar. Tivemos wue passar por um constrangimento de um primo arcar com a despesa sem contar que veio insistindo pra comprar a coroa oferecida pelo cemitério que não parou de andar atrás até esse primo também comprar. Se fosse hoje chamaria a polícia e faria abrir o caixão, porque não havia motivo nenhum pra ser lacrado e não podermos nos despedir dele com dignidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados