Siga-nos

Cultura

Casa Modernista recebe nova exposição na Vila Mariana

Publicado

em

Imagine um museu que se espalha por toda a cidade, com espaços ao ar livre, outros resgatando construções históricas da cidade… Muitos paulistanos não sabem, mas já existe o Museu da Cidade, um projeto de ocupação de múltiplos espaços em casas históricas do meio urbano, com programação complementar e conjunta.

Um dos endereços do Museu da Cidade fica na Vila Mariana, na Casa Modernista.  E, no mês de maio, será promovido um passeio temático que  envolve, além da Casa Modernista, o Solar da Marquesa de Santos, no centro.

Desta vez, a proposta é explorar a presença de personagens femininas nas diferentes unidades que compõem o Museu. Na Casa Modernista e no Solar, haverá encontros todos os sábados do mês.

No centro da cidade, a visita temática será coordenada por Giordana Nassetti, Iuri Gabriel Bonfim, Raquel de Freitas e Robson Figueiredo. O Solar da Marquesa abriga a sede do Museu da Cidade e, após período de reforma, foi reaberto ao público no final de 2011. Em suas dependências, morou uma das personagens mais marcantes da história brasileira, Domitila de Castro Canto e Melo, a célebre Marquesa de Santos.

Já na Vila Mariana a orientação fica a cargo de Lunalva Oliveira Mendes da Silva e Victor Leme Balan. Construída em 1928, a Casa Modernista é considerada a primeira representante da arquitetura moderna brasileira e foi desenvolvida a partir de um projeto do russo Gregori Warchavchik. O imóvel passou a fazer parte do Museu da Cidade em 2008.

Criado há dez anos, o Museu da Cidade de São Paulo reúne 11 casas históricas, além da antiga passagem localizada na região central, conhecida como Beco do Pinto, do Monumento à Independência, no Parque da Independência, e do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera.

Serviço: Casa Modernista. Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana. Tel. 5083-3232. Solar da Marquesa de Santos. Rua Roberto Simonsen, 136, Centro. Tel. 3241-4238. Dias 4, 11, 18 e 25, 14h30, Grátis.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados