Cultura
Casa das Rosas tem instalação poética para celebrar LGBT+

A Parada LGBTQIPA+ no Brasil é considerada a maior do planeta e reúne milhares de pessoas na Avenida Paulista, sempre no fim de semana do Corpus Christi. E na própria Avenida Paulista, foi aberta essa semana uma instalação poética que celebra o Mês do Orgulho.
ENTRE AS ROSAS, UM ARCO-ÍRIS é o nome da atividade que está ocupando o pergolado da Casa das Rosas, na área externa do museu, com uma série de imagens históricas que revisitam a trajetória da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. O evento é organizado pela Casa das Rosas em colaboração com a Diversa, Arte e Cultura e conta com a curadoria de Franco Reinaudo.
Composta por fotografias e textos breves, a instalação propõe um olhar sobre os 29 anos de realização da Parada e os rostos — anônimos e públicos — que contribuíram para transformar esse evento em uma das maiores manifestações de orgulho e cidadania do mundo.
Ao situar o museu como parte viva desse circuito urbano — já que a Parada acontece na Avenida Paulista, endereço da Casa das Rosas —, a instalação reafirma o compromisso da instituição com a diversidade, a memória e os direitos humanos, além de buscar aproximar o público da história e da potência coletiva dessa celebração.
A mostra é gratuita e está nos jardins da Casa das Rosas até 17 de agosto. Foto: Fátima Tassinari, 2000
A Casa das Rosas fica naAv. Paulista, 37 – Paraíso, próximo à estação Brigadeiro, da Linha 2 – Verde do metrô.
