Siga-nos

Cultura

Casa das Rosas promove visita orientada ao acervo

Publicado

em

A Casa das Rosas começou a ser construída ainda na década de 1920 e foi concluída em 1935. É um dos poucos casarões da época dos barões do café restantes na moderna Avenida Paulista, um patrimônio histórico pertinho da Vila Mariana.

Mais do que isso, a casa se transformou em um museu de si mesma, um espaço para valorizar a preservação da memória, da história urbana. Ali também há incentivo à literatura e à poesia, oficinas e atividades para democratizar a prática da escrita.

É por isso que ela se chama “Casa das Rosas – Espaço Literário Haroldo de Campos”. E para quem quer conhecer melhor esse lado interno da casa, uma ótima oportunidade está na agenda da próxima semana.

Na quarta, 24, das 19h às 21h, haverá uma visita monitorada ao Acervo Haroldo de Campos, que abriga a biblioteca do poeta e crítico, na Casa das Rosas – testemunha seu grande interesse por literaturas de diversas línguas e seus esforços para traduzir (transcriar) obras importantes de cada uma delas. O objetivo é aproximar do Acervo o público interessado em tradução e apresentar alguns rastros do trajeto tradutório de Haroldo.

Para participar, é preciso fazer inscrição prévia, que pode ser presencialmente, na recepção da Casa, ou online. As inscrições começaram dia 15 e permanecem abertas até o preenchimento das vagas. Haverá emissão de certificado digital aos participantes que assinarem a lista de presença.

Ciclo de Palestras

Também como parte de divulgação do trabalho do poeta Haroldo de Campos, o Centro de Estudos de Tradução Literária, da Casa Guilherme de Almeida, e o Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas, estão promovendo, ao longo deste ano, um ciclo de palestras sobre a atuação de Haroldo de Campos como tradutor de diferentes línguas e tradições literárias.

Diversos palestrantes abordam a prática da tradução poética que remonta ao programa de vanguarda do grupo Noigandres e representa a base da teorização haroldiana sobre a “transcriação”.
A visita orientada será comandada por Julio Mendonça e Simone Homem de Mello no dia 24, das 19h às 21h, com participação aberta e gratuita aos inscritos previamente.

A palestra “Trans-Helenizações, com Marcelo Tápia será só em maio, dia 28, terça, também das 19h às 21h, no anexo da Casa Guilherme de Almeida

A palestra “Haroldo – Tradutor do Italiano”, com Aurora Fornoni Bernardini, quarta-feira, 26 de junho, das 19h às 21h será na própria Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Todas as atividades poderão contar como crédito de horas para o Programa Formativo para Tradutores Literários.

Histórico da casa

A Casa das Rosas, desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no final de 2004, tem oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc. Transformou-se, portanto, em um museu que se notabiliza pelo trabalho de difusão e promoção da literatura de escritores muitas vezes deixados de lado pelo mercado e pela oferta de oficinas e cursos de formação para aqueles que pretendem se tornar escritores ou aprimorar sua arte.

A resposta da população tem sido surpreendente. Das cerca de 190 mil pessoas que visitam a Casa das Rosas anualmente, a grande maioria é composta por frequentadores dos seus cursos e eventos literários.

Onde fica

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura fica na Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô (linha verde). Telefones: 3285.6986 e 3288.9447 . Site: casadasrosas.org.br

Abre ao público de terça-feira a sábado, das 10 às 22h. Domingos e Feriados, das 10h às 18h.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados