Siga-nos

Meio ambiente

Carolina Maria de Jesus: história pode ser redescoberta em exposição no Ibirapuera

Publicado

em

PASSEIOS

Escritora, poetisa e sambista. Carolina Maria de Jesus teve seu talento descoberto pelo jornalista Audálio Dantas na década de 1970, quando ainda repórter do jornal Folha de S.Paulo fazia uma reportagem na comunidade da Vila Canindé, onde a autora vivia e onde descobriu os diários delas. As memórias da artista se trasnformaram no livro Quarto de Despejo, de 1960, mas agora toda a trajetória de Carolina está ganhando novamente visibilidade. Idealizada pelo Bloco Afro Ilú Obá de Min, a exposição Carolina em Nós foi montada no Museu Afro Brasil, dentro do Ibirapuera, e promete dar novo fôlego à obra e à trajetória dela. A autora teve seu centenário de nascimento celebrado no ano passado, quanto também foi homenageada ao dar nome à Central Mecanizada de Triagem operada pela Ecourbis, em Santo Amaro, inaugurada em 16 de julho de 2014.
No lado externo do museu, ao ar livre e gratuitamente, os visitantes passeiam por um corredor que traz fotografias, textos, músicas e histórias de uma das primeiras escritoras negras do Brasil.
Os visitantes vão encontrar também duas peças do artista plástico Tiago Gualberto, em formato de livros gigantes. Elas marcam dois períodos distintos da vida de Carolina: o lançamento do primeiro livro com os relatos da vida na favela e o segundo livro com as impressões da vida em uma casa de tijolos, o Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada.
O Museu Afro Brasil fica na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n Parque Ibirapuera – Portão 10. Telefone: 3320-8900. Site: www.museuafrobrasil.org.br. A exposição é na lateral do Museu Afro Brasil, podendo ser conferida de graça durante todo o horário de funcionamento do Parque Ibirapuera (das 5h às 0h em dias úteis, aberto 24h de sábado para domingo), sem necessidade de compra de ingresso. Para quem quiser visitar o Museu, o ingresso custa R$ 6 (R$ 3 a meia) e abre de terça a domingo, das 10hs às 17hs, com permanência até às 18hs. Para evitar o uso de carro, recorra à linha 677A-10, Ana Rosa – Terminal Jardim Ângela.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados