Siga-nos

Saúde

Campanha de vacinação contra gripe é estendida até 10/05

Publicado

em

Muita gente parece não estar se preocupando com os vírus que provocam gripe – entre eles o H1N1, conhecido como vírus da gripe “suína”, que continua fazendo vítimas.  A meta de pessoas vacinadas não foi atingida e, por isso, a campanha foi prorrogada até o dia 10 de Maio. Os postos de saúde (UBS e AMAS) estarão abertos, inclusive, nos dois próximos sábados, dias 27 de abril e 4 de maio. Também é possível procurar uma unidade em 1o de maio, quarta-feira, feriado do Dia do Trabalho.

Vale lembrar que a vacina gratuita nas unidades municipais para o público alvo da campanha, ou seja, pessoas de 60 anos ou mais de idade, profissionais da saúde, gestantes, população indígena, crianças de 6 a 23 meses de vida, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e quem tem doenças crônicas. As crianças com até 23 meses de vida devem receber duas doses.

A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por isso, a Campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. É importante que as pessoas saibam que a vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação porque na sua composição existem apenas partículas de vírus mortos.

Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não a contraindica. Até agora, a maior parcela (30,04%) das pessoas imunizadas são maiores de 60 anos.

Na região, há várias unidades básicas de saúde onde a vacina pode ser aplicada gratuitamente. Para saber o endereço, ligue para a Central de Atendimento da Prefeitura, telefone 156, ou veja a relação completa no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados