Siga-nos

História

Caixa d’água na Vila Mariana pode se tornar patrimônio histórico

Publicado

em

 O antigo Reservatório da Sabesp, localizado na esquina da Rua Vergueiro com a Rua Carlos Petit é um dos marcos históricos da Vila Mariana. Da mesma forma, o largo existente ao lado dele, coberto ainda por paralelepípedos, também parece levar os pedestres a uma São Paulo que não existe mais…

Este cenário agora está em vias de ser protegido definitivamente. Foi aberto esta semana o processo para tombamento histórico da área formada pelo Reservatório e Largo da caixa D’Água da Vila Mariana além, é claro, do próprio reservatório.

Isto significa que, de agora em diante, qualquer obra a ser feita ali, mesmo que pela Prefeitura ou pela Sabesp, devem ser previamente autorizadas pelo Conpresp, que é o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.

Também na última reunião do Conselho, foi aberto processo para tombamento do  Mosteiro da Visitação de Nossa Senhora, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, na mesma região.

Descaracterização

Os processos de tombamento histórico visam à preservação de imóveis e outros bens que possam valorizar cenários importantes da evolução urbana, como é o caso do largo da caixa d´água. Por isso, antes mesmo da conclusão dos estudos e decisão pelo tombamento, as áreas devem ficar preservadas. Ou, deveriam

Na mesma reunião do Conpresp, foi finalmente concluído um processo iniciado há quase 20 anos, pelo tombamento de três imóveis particulares na Rua Dona Inacia Uchôa, números 189, 195 e 201. Só que, durante esse período, em especial um dos imóveis (201) foi totalmente descaracterizado. Ainda assim, esta semana o Conpresp decidiu que a casa é um patrimônio histórico paulistano por representar imóvel remanescente do estilo Art Nouveau…

                                                                                                                                                                       

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Castelinho do Livorno – Monolito Nimbus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados