Siga-nos

Evento

Cafezal urbano da Vila Mariana terá início de colheita nesse sábado

Publicado

em

Como em todos os anos, o evento Sabor de Colheita marca mais do que o início da temporada do café. É também tempo de confraternizar e abrir as portas do quase centenário Instituto Biológico, na Vila Mariana. Ou seria “abrir as porteiras”?

Porque, na verdade, o evento acontece no terreno ao fundo do IB, onde está o maior cafezar urbano do país, com mais de 2 mil pés da planta. Sempre nessa época, maio ou junho, o evento no IB representa o início da colheita em todo o estado. Ao final do ano, o café orgânico recolhido manualmente ali na Vila Mariana acaba sendo doado a alguma entidade.

O evento já está em sua 14a. edição e é aberto a toda a população, gratuitamente. Quem for até lá poderá tirar os grãos maduros dos pés diretamente. Uma oportunidade única que reúne beleza e contato com a natureza.

Dessa vez, o Sabor da Colheita vai ter até patrocinador, uma grande empresa multinacional do ramo alimentício.

Os participantes verão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. Todo o processo será orientado por especialistas, para que seja feita a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros. Os grãos colhidos serão beneficiados, torrados e encaminhados ao Fundo Social de São Paulo.

Café da manhã

Os participantes poderão também degustar um café-da-manhã tradicional e vários tipos de cafés e biscoitos oferecidos pelo patrocinador.

Histórico

O Instituto Biológico mantém o maior cafezal urbano do mundo. São cerca de 2.000 pés de café em uma área de 10 mil m², localizada na sede do instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do Instituto estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades, como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, afirma. As plantas de café compõem o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar.

O 14º Sabor da Colheita é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de ações integradas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Câmara Setorial do Café e Instituto Biológico (IB). O evento conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e das cooperativas de café do Estado de São Paulo.

Serviço

14º Sabor da Colheita
Data: Sábado, 25 de maio
Horário: 10h30
Local: Instituto Biológico – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana. Entrada gratuita.

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Marlene Castro

    26 de maio de 2019 at 18:29

    tem possibilidade de conhecer a plantação de café, qualquer dia ,pois gostaria muito de ir e se pode ser fotografado, obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados