Siga-nos

Segurança

Brigas entre vizinhos podem ser solucionadas com apoio da GCM

Publicado

em

Um cão late o tempo todo ou uma máquina fica o dia inteiro ligada e fazendo barulho. O ruído não é suficiente para gerar uma multa nem parece ser necessário levar o caso à Justiça, mas muitas vezes situações assim levam vizinhos a confrontos desnecessários. São iguamente comuns relatos de condôminos que atiram sujeira das janelas de seus apartamentos, pequenas obras que geram sujeira ou trincas no imóvel vizinho, crianças brincando na rua, carros que estacionam frequentemente em frente a outras entradas de garagens… O que fazer para resolver pequenos conflitos que muitas vezes geram enormes transtornos? Muita gente ainda desconhece, mas a Secretaria Municipal de Segurança Urbana conta com um programa para tentar evitar que tais situações ganhem contornos violentos desnecessários. Na Casa de Mediação de Conflitos, ninguém gasta nenhum centavo para ser atendido.

O programa já atendeu, só no primeiro trimestre deste ano, quase duas centenas de casos de atritos considerados de baixa complexidade. De acordo com a Secretaria de Segurança, são desentendimentos entre vizinhos ou familiares ou queixas de barulho. Por toda a cidade, há 213 guardas civis metropolitanos que foram especialmente treinados para esta tarefa, mas o objetivo é duplicar o número de mediadores ainda em 2013.

Na região, os mediadores atendem sem qualquer custo na base da GCM na Vila Mariana, no Ibirapuera e no Ipiranga. Outro detalhe interessante: o serviço é disponível 24 horas por dia, de forma que até mesmo aqueles desentendimentos durante a madrugada podem ser evitados. As audiências promovidas pelos guardas são agendadas e dispensam a presença de advogados. Os mediadores garantem ambiente seguro e justo para que as pessoas participem ativamente na resolução do problema em questão por meio do diálogo.

O projeto nasceu com o objetivo de diminuir o número de encaminhamentos às delegacias, pronto-socorros, tribunais e a outros serviços públicos, de modo que esses órgãos se concentrem em problemas prioritários. No total, 385 atritos foram mediados desde a sua criação, em novembro de 2011.

Os guardas civis se transformam em mediadores depois de frequentar um curso com carga horária de 100 horas, ministrado pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria também com a Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Na região, as Unidades da GCM que atuam no projeto Casa de Mediação de Conflitos estão na Rua Capitão Macedo nº553 – telefone: 5086-0711 (Vila Mariana); Av. República do Líbano, Portão 7 do Parque Ibirapuera – telefone: 5573-1329; e R. Breno Ferraz do Amaral, 415 – telefones 5058-3323 e 5073-0799 (Ipiranga).

 

Guardas Civis são treinados em curso específico para mediar conflitos e reduzir demanda policiais, judiciais e até médicas

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados