Siga-nos

Trânsito

Borges Lagoa tem faixa de ônibus implantada

Publicado

em

O trânsito na Vila Clementino só tem piorado nos últimos anos e as perspectivas são assustadoras quando se pensa que em breve o bairro receberá as obras de expansão da linha 5 (Lilás) do metrô, ao longo da Rua Pedro de Toledo, até a estação Santa Cruz. Recentemente, o tráfego no bairro se tornou ainda mais intenso com a criação do corredor de trânsito da Rua Domingos de Moraes, que desviou os carros de passeio para vias internas do bairro com a exclusão do retorno da Rua Afonso Celso.

Esta semana, outra novidade tirou o espaço dos automóveis no bairro: foi implantada uma faixa exclusiva de ônibus na rua Borges Lagoa, onde foram eliminadas vagas de zona azul. Por outro lado, a Companhia de Engenharia de Tráfego criou 377 vagas rotativas para automóveis e outras 130 para motos na região – isto é, de agora em diante, fica muito difícil estacionar no bairro, em dias úteis, durante o horário comercial, sem pagar por isso. A Zona Azul foi implantada em ruas como Leandro Dupré, Rua dos Otoni, Napoleão de Barros, Doutor Bacelar, José de Magalhães, Coronel Lisboa, Botucatu, Marselhesa, Leonardo Nunes, Machado Bitencourt, Tenente Gomes Ribeiro, Varpa, Embau, Pedro de Toledo e Borges Lagoa.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes a nova faixa de ônibus faz parte das medidas de melhorias no transporte coletivo no Corredor Vereador José Diniz-Ibirapuera-Santa Cruz. A nova faixa exclusiva começará a funcionar na próxima segunda (4/7), sempre nos dias úteis, das 5h às 10h e das 16h às 20h, atendendo a 21 linhas municipais de transporte coletivo.

A CET informou ter melhorado o sistema semafórico da região, além de fazer mudanças na regulamentação de estacionamento. As 41 vagas de Zona Azul no trecho entra Rua José Magalhães e Rua Coronel Lisboa da Borges Lagoa só funcionam nos dias úteis entre 10h e 16h. Aos sábados, não houve alteração, continuará das 7h às 14h. No trecho entre a Rua Marselhesa e Rua Coronel Lisboa haverá desativação de 13 (treze) vagas de Zona Azul, para aumentar a fluidez do tráfego.

As placas indicando funcionamento de Zona Azul já estavam instaladas pelo bairro esta semana, assim como as que indicavam o corredor de ônibus. No entanto, a fiscalização e as multas só valem a partir de segunda. Ainda assim, muitos motoristas, sem informação, compraram folhas de Zona Azul, desnecessariamente.

Proibições

Além da criação da Zona Azul, foram feitas outras alterações. Na Borges Lagoa, entre a Prof. Ascendino Reis e a Rua Coronel Lisboa será proibido estacionar de segunda a sexta, das 5h às 21h no lado ímpar (direito); entre a Av. Prof. Ascendino Reis e a Rua José de Magalhães, proibição de estacionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h e, aos sábados, das 6h às 14h no lado par (esquerdo);entre a Rua José de Magalhães e Rua Coronel Lisboa proibido estacionar das 6h às 10h e das 16h às 21h; entre as ruas Marselhesa e Coronel Lisboa proibido estacionar de segunda a sexta-feira entre 6h e 21h e, aos sábados, das 6h às 14h.

Na Rua Pedro de Toledo, foram desativadas 38 vagas de Zona Azul no trecho entre a Rua Dr. Bacelar e a Av. Prof. Ascendino Reis e proibição de estacionamento de segunda a sexta-feira das 6h às 21h e, aos sábados, das 6h às 14h  no lado ímpar (esquerdo).

ARua José de Magalhães agora tem sentido único de direção no trecho entre a Pedro de Toledo e Loefgreen.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados