Siga-nos

Cultura

Blocos movimentaram região

Publicado

em

Em 2015, o movimento já foi intenso e indicou uma tendência. No ano passado, o movimento supreendeu, com mais de 355 blocos, mais de um milhão de pessoas nas ruas celebrando a folia. Agora, o Carnaval de Rua Paulistano mostrou que está inserido no roteiro turístico nacional, com muita gente optando por nem sair da cidade, curtir os blocos e aproveitar as atrações e shows da capital.

Resultado: restaurantes mais movimentados, lojas vendendo fantasias na última hora, supermercados mais movimentados.

Levantamento realizado pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris) mostrou  crescimento no número de visitantes. No Sambódromo, o aumento foi da ordem de 167% (passando de 7 para 20% do público) e no Carnaval de Rua o incremento foi de 203% (indo de 3% para quase 10% dos foliões). A estimativa de aumento inicial girava em torno de 30%. Nas ruas, a sondagem segue até dia 5, porém as parciais já refletem as entrevistas feitas com mais de 900 pessoas.

Outro ponto de destaque foi a quantidade de paulistanos que hospedaram parentes e amigos de fora da cidade em suas casas para curtir o Carnaval: crescimento de 890% entre os que estiveram no Sambódromo e de 388% entre os foliões dos blocos.

Curioso é ver, entretanto,  a intenção de repetir a flia. Em 2016, 65,7% dos foliões declararam estar pela primeira vez participando da folia, mas neste ano, mesmo com número bem maior de foliões, a porcentagem dos que vinham pela primeira vez era de “apenas”35,4%.

Em 2017, questionados se pretendiam ir a outros eventos de carnaval na cidade além daquele em que estavam sendo entrevistados, 60,9 disseram que sim, mas apenas 9,8% pretendiam ir ao Sambódromo. .Ou seja, o interesse volta-se prioritariamente a curtir os blocos.

Programação

Neste fim de semana, haverá mais blocos para quem quiser curtir e muitos deles na região.

No sábado, 4, às 13h, o Rabusuju passa por: Rua Luis Goes, Rua Três de Maio, Av. 11 de junho e Rua Napoleão de Barros.

O Bloco Nu Nu Mundo se concentra na rua Conceição Veloso às 14h.

O Me aBrasa, sai às 14h da Rua Dona Inacia Uchoa e passa pelas Av. Eng. Luiz Gomes Cardim Sangirardi / Retorno junto Rua Ximbó/ Av. Engo Luiz Gomes Cardim Sangirardi X Rua Machado de Assis (junto à Praça Povo Húngaro).

O Bloco Descubra dá a volta no Largo Senador Raul Cardoso (Cinemateca, também às 14h.

Já a Orquestra Voadora, a Caraivana e a Batucalacatuca saem às  10h da Hélio Pelegrino – entre Diogo Jacome até Santo Amaro

O Bloco de Nots se concentra às 10h, na Praça Rosa Alves e Silva.

No domingo, 5, terá Bloco Confraternidade, às 13h. Já o Bloquinho sai às 9h da  Praça Rosa Alves e Silva.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados