Siga-nos

Sem categoria

Blocos de rua prometem folia na região

Publicado

em

Os mais antigos sempre se lembram dos tempos em que era divertido, seguro e democrático comemorar o Carnaval pelas ruas, dançando e curtindo blocos durante o período da folia. Mas, há ainda espaço para esta atividade lúdica e cultural na metrópole tomada pelo trânsito, pela falta de tempo, pela criminalidade, pela falta de civilidade de quem estaciona em fila dupla, joga papel no chão ou se excede no barulho? A Prefeitura não apenas acredita que sim como também apost que o resgate aos blocos carnavalescos pode auxiliar no incentivo à alegria e convivência urbana pacífica.
E foi com esta intenção que para este ano a Prefeitura autorizou mais de 300 blocos a saírem pelas ruas da cidade, por todo canto!
Na Vila Mariana, a folia já começou no último sábado com a turma do Unidos da Ressaca do Diabo, que saiu da Álvaro Alvim. Foi a estreia do bloco no carnaval paulistano.
Dias 7 e 8
O mais famoso, certamente, é a Banda Gueri-Gueri que sai às ruas neste sábado, dia 7, a partir das 14h, a partir da Av. Pedro Alvares Cabral, contornando no primeiro retorno e voltando à praça. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem da folia da banda, que é tradicional e nasceu em 1986 no Bar Supremo. Sua concentração ficou na esquina da Rua Oscar Freire com a Rua Consolação de 1986 a 2000. De 2001 a 2004, passou para a praça do Monumento às Bandeiras, onde ficou por alguns anos e retornou em 2014 com enorme sucesso. O Gueri-Gueri sempre fez parte do calendário de eventos da cidade e foi oficializado pela Prefeitura do Município de São Paulo pela Secretaria Municipal da Cultura.
A TURMA DO FUNIL sai dia 7 de fevereiro, das 15h às 20h, da Av. Onze de Junho, 350 (quase esquina com 1º de janeiro). A folia vai correr solta pelas ruas da Vila Clementino e Mirandópolis como av. Dr. Altino Arantes, Rua Três de Maio, Fua Mirassol e Rua 1° de Janeiro. Ao som da marchinha Turma do Funil (versão de Chico, Tom e Miúcha), que sempre tomava conta das nossas festas, dançávamos e criávamos coreografias. Um dia resolvemos formar um bloco de carnaval que teve até ata de fundação. Saímos e éramos uns 30 gatos pingados, felizes da vida, no dia 22 de fevereiro de 2010, em um sábado antes do carnaval, atrás de um Fiat Uno elétrico. Subimos a Rua Padre Machado, a Rua 11 de Junho até a 1º de Janeiro e voltamos. Nunca mais paramos. Apenas a ata de fundação desapareceu.
Tem ainda o Bloco Gremio Recreatico Bloco Carnavalesco Manga Rosa no dia 07/02 (sábado), das 13h às 18h. O percurso passa pela av. do Cursino, Rua Francisco Dias, Rua Filipe Cardoso, Av. Cursino, Rua Araxás, Rua Quisiana, Av. do Cursino. Pensando no resgate dos carnavais de rua em São Paulo, na integração de famílias dos amigos e diversão foi que o fundador e presidente do Bloco Manga Rosa, Paulo Duarte, inspirou-se para sua criação.
Já o Bloco CaraViva sai da Rua Dr. Diogo de Faria às 16h deste sábado, dia 7 de fevereiro e desfila até 19h por ruas próximas como Napoleão de Barros, Estado de Israel e Coronel Lisboa.
O Bloco Amigos da Vila Mariana brinca o carnaval de rua no domingo, 8, das 12h às 20h, com concentração na rua Pelotas. O desfile sobe a rua e entra na primeira ruela até a rua Bagé, desce a rua até a Amâncio de Carvalho onde entra a direita e volta para a rua Pelotas.
Dias 12, 15 e 16
No Jabaquara, o Bloco Carnavalesco do Zé Pereira sairá no dia 12/02 (quinta), às 19hda Rua Anita Costa, passando pelas ruas Onze de Fevereiro, dos Jornalistas, cruza a Rua Nelson Fernandes, com parada no terminal EMTU do Metrô Jabaquara. O retorno será pela Rua Nelson Fernandes, Rua dos Jornalistas, Rua Onze de Fevereiro e término Rua Anita Costa, 135. O bloco foi fundado em 2006 como um projeto de extensão cultural da Associação Cristã de Moços de São Paulo para resgatar as marchinhas de carnaval e promover a participação da comunidade local.
No Jabaquara, o Arrastão da Vila Guarani sai dia 15, domingo, das 16h às 18h e passa pelas ruas Domingos de Santa Maria, 150, Rua Tereza Toedli, Av. do Café, Av. Diederichsen, Rua Eduardo Pereira, Rua Abraão Miguel do Carmo e Rua Domingos de Santa Maria. O bloco tem mais de 30 anos e faz a alegria das crianças desfilando pelas ruas do bairro com carro de som, samba-enredo próprio, temas simples e fantasias gratuitas. Já disputou carnavais quando era filiado à UESP até 1996. Depois de alguns anos sem atividades, retornou em 2007 com o desfile no bairro.
Já o Bloco Afoxé Oba Inã vai sair dia 15/02 (domingo, das 17h às 19h30, e dia 16/02 (segunda), das 18h às 21h, da Rua Domingos de Moraes, esquina com Rua Luís Goes, passando pela Rua Padre Machado com destino à sede no nº 606. É um bloco que retrata a cultura de matriz africana com o afoxé e as cantigas no ritmo de ijexá. O Ile Oba Inã Asé Ya Omin Layo foi fundado em julho de 2011 e, desde então, foca na divulgação da cultura e musicalidade de matriz afro.
Dias 21 e 22
O Bloco Enterro dos Ossos – Portas Abertas (Circuito de Hostels SP) brinca no dia 21 de fevereiro, das 11h às 18h, com saída da Praça Comunitária da Vila Mariana até Avenida Lins De Vasconcelos 3136, Rua Doutor Neto de Araújo 426 até Doutor Neto de Araújo 46, Rua Baltazar Lisboa 47 até Rua Baltazar Lisboa 219, Rua Bartolomeu de Gusmão 269 até Rua Bartolomeu de Gusmão 594, Avenida Lins de Vasconcelos 3079 até Praça Comunitária da Vila Mariana.
Por fim, o Bloco Cultural da Ala Confraternidade sai dia 22 de fevereiro, das 14h às 19h, sai da Al. dos Aicas, 1219 (VIANNA BAR GRILL ), vira Direita na Av. dos Imarés, vira a direita na Al. dos Anapurus, vira a direita na Av. Jurema ,vira a direita na Al. dos Aicas, encerrando quando chegar na altura do nº 1219 novamente.

 

Blocos de rua já começaram a desfilar no último sábado, na região das faculdades da Vila Mariana: o bloco Unidos da Ressaca do Diabo saiu da rua Álvaro Alvim

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados