Siga-nos

Transporte

Bilhete único tem novas regras

Publicado

em

A Prefeitura de São Paulo modificou as regras do bilhete único. Agora, um único texto reúne todas as regras existentes a respeito do Bilhete Único, que ao longo dos anos passou por uma série de alterações e que estavam estipuladas em outros 35 decretos, que foram revogados.

A Secretaria Municipal de Transportes alega que o objetivo é uniformizar as regras e facilitar o acesso à informação para o usuário. Mas, o fato está gerando controvérsias, reclamações e polêmicas porque estabelece um máximo de duas conexões para quem tem Vale Transporte.

Além da consolidação, o decreto traz inovações com relação ao combate a fraudes e à abertura a novas tecnologias de mobilidade urbana e ainda a permissão de exploração econômica de publicidade nos cartões do Bilhete Único, em qualquer de seus perfis, modalidades e categorias.

Medida que começou a valer a partir de 1º de março:

– Aumento do tempo de integração do crédito Vale-Transporte passando a ser de três horas, para a realização de no máximo dois embarques.

Segundo a Prefeitura, o decreto visa a equilibrar o sistema sem onerar os demais passageiros. Neste ano, o Vale-Transporte deixou de ser subsidiado pelos impostos municipais pagos pela população e o valor será utilizado para custear o sistema de transporte por ônibus da cidade.

Quaisquer outras medidas citadas no Decreto serão regulamentadas, em até 90 dias, por meio de Portarias.

Mudanças:

– Os créditos têm prazo de utilização de até 5 anos para cotas adquiridas até a publicação deste edital (fevereiro de 2019) e de 1 ano após a publicação
– O cartão do Bilhete Único terá validade de 5 anos
– Possibilidade de emissão de bilhetes virtuais ou em mídias que não sejam o atual cartão de plástico
– Bilhete Único poderá ser usado em modais não motorizados ou mesmo no transporte individual

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Fabiano Leonardo damaceno

    24 de setembro de 2019 at 16:00

    Achei absurdo isso que a prefeitura fez eu uso 4 integrações pra procurar emprego tento o máximo pra ir com 2 conduções e 2 pra voltar alem de procurar ajuara população so atrapalha quer disser pra evitar fraudes prejudica a classe mas pobre que sou eu

    • Vilma Santos

      1 de outubro de 2019 at 21:13

      Concordo plenamente com vc Fabiano Leonardo Damaceno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados