Jornal São Paulo Zona Sul

Bilhete Único Especial e Cartão Bom Idoso podem ser solicitados pela internet

Vários órgãos públicos estão fechados ou com atendimento parcial, dificultando a vida de quem precisa de serviços. Para idosos que precisam tirar bilhete único ou cartão de transporte da EMTU, é possível solicitar pela internet.

Veja como:

Bilhete Único Especial

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da SPTrans, adotou entre as medidas preventivas para evitar o contágio do coronavírus a possibilidade do cidadão idoso solicitar seu Bilhete Único Especial sem precisar sair de casa! Para isso, orientação é que o passageiro especial idoso evite ir aos Postos de Atendimento nas Subprefeituras e no Posto Central, já que podem usar o e-mail: atendimento.idoso@sptrans.com.br.

No caso de pedido da primeira via é preciso anexar foto, documento de identificação oficial com foto (RG, CNH), CPF, comprovante do local de sua residência com no máximo seis meses, com CEP (conta de luz, água, telefone. informar o número de telefone para contato e aguardar o recebimento do cartão pelo correio no prazo de 20 dias.

Nunca empreste, nem solicite que outra pessoa passe seu cartão na catraca, pois as imagens são registradas pelas câmeras instaladas nos validadores, podendo ser o seu cartão cancelado por uso indevido. Mais informações podem ser obtidas no site http://bilheteunico.sptrans.com.br/especial.aspx ou consultar outras dúvidas em http://www.sptrans.com.br/perguntas-e-respostas ou ligar 156.

Documentos necessários no e-mail:
– Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, CIE)
– CPF caso não conste no documento
– Comprovante recente de endereço, com no máximo 6 meses, com CEP (conta de luz, água, conta de telefone, etc.). É necessário que seja do local onde o idoso reside, pois o cartão será enviado para o local descrito no comprovante.
– Anexar foto. Imagem com baixa resolução ou qualidade, de perfil, fazendo selfie, ao lado, com outras pessoas, usando óculos de sol, boné, chapéu ou adereços que cubram parte do rosto não serão aprovadas.
– Informar número de telefone para contato.

Cartão Bom Idoso

O Governo do Estado de São Paulo desenvolveu uma forma fácil, segura e prática para a solicitação do Cartão BOM Sênior. Após o fechamento temporário das unidades do Poupatempo, o benefício para idosos acima de 60 anos pode ser solicitado por e-mail e será entregue diretamente no endereço onde a pessoa reside.

A solicitação é bem simples. Basta enviar um e-mail para senior@autopass.com.br com o assunto “Entrega em Domicílio – Sênior” e colocar informações como dados pessoais, RG, CPF, foto 3×4 registrada pelo celular, entre outros dados.
O cartão BOM Sênior é aceito em todas as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP, linhas do Metrô e da CPTM, além das linhas municipais em 13 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Você pode conferir o passo a passo para solicitar o seu cartão no vídeo abaixo.

Atualizado em: 09/04/2020 19:15:48

13 comentários

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!