Transporte
Bilhete único e cartão do idoso: como solicitar atendimento?
Em tempos de pandemia, não só o uso cotidiano do transporte público se tornou um desafio. Os passageiros também estão com muitas dúvidas sobre o atendimento relacionado ao bilhete único.
Idosos também estão encontrando dificuldades para se informar sobre o cartão especial de estacionamento, aquele destinado a garantir o direito prioritário a vagas demarcadas de Zona Azul na cidade.
Para as situações relacionadas ao Bilhete Único, a SPTrans criou um site para atendimento digital http://sptrans.com.br/atendimento. Especialmente o atendimento para pessoa idosa deve ser priorizado pela internet.
A SPTrans também costuma manter atendimento pelo Facebook mas, por conta de legislação, a página está suspensa até a conclusão do processo eleitoral no município.
Quem não tem acesso, pode também se informar pelo telefone 156. Vale lembrar que a recomendação da OMS é para que idosos e doentes crônicos busquem isolamento, evitando sair de casa.
Por esses canais, os passageiros que utilizam o Bilhete Único Idoso também podem tirar suas dúvidas, bloquear o cartão (por motivo de perda ou roubo) e apresentar justificativa após bloqueio pelo atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.
Estudante
Importante também destacar que, caso o idoso não esteja com o Bilhete Único Especial – Idoso em mãos, basta apresentar o RG ao motorista para utilizar o ônibus normalmente.
Importante também apontar que, por conta da suspensão das aulas na cidade, a comercialização da meia tarifa para estudantes está suspensa. A cota já adquirida poderá ser utilizada normalmente. Tanto para a gratuidade quanto para a meia tarifa os créditos já carregados no cartão continuam disponíveis para utilização dos estudantes.
Entretanto, para os alunos de cursos ligados à área de saúde, que estão atuando no combate à disseminação do Coronavírus, estão mantidas a gratuidade e a comercialização da meia tarifa. A medida beneficia aproximadamente 24 mil alunos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Radiologia nos ônibus municipais.
O atendimento nos postos instalados nos terminais de ônibus é realizado das 6h às 22h, de segunda a segunda-feira.
Cartão do idoso
Já o cartão especial de estacionamento para idosos e para pessoa com deficiência (DeFis), emitidos pelo DSV, também pode ser obtidos sem sair de casa, pelo Portal SP 156 na internet, no site sp156.prefeitura.sp.gov.br/. Os detalhes estão na página sobre Cartão de Estacionamento.
Novamente, quem tiver dificuldades nesse processo pode buscar apoio pelo telefone 156.
O cartão é uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por pessoas acima de 60 anos ou que os transportem. Vale tanto para locais públicos quanto particulares com a inscrição “Idoso”.
Nas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo pago Zona Azul, no município de São Paulo, além do Cartão de Estacionamento para Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital-CAD.
Para solicitar, é preciso:
1. Documento de identidade oficial válido com foto, assinatura e CPF. (Ex: RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, etc) do requerente.
2. Comprovante de residência atual no nome do requerente do município de São Paulo. Exemplos: contas de luz, de água, de telefone e de gás, correspondências de bancos, cartões de crédito, planos de saúde, condomínio e multas de trânsito.
Quem perdeu seu cartão, ainda dentro da validade, pode acessar o portal 156 e reimprimí-lo.
Vale destacar que o DSV como órgão executivo de trânsito do município de São Paulo, emitirá somente para os moradores desta cidade, mas o documento pode ser usado em todo o país – vale para todos os municípios.
valmiro pereira flores
26 de setembro de 2020 at 12:07
furto
José Alexandre Fogaça
21 de outubro de 2020 at 6:46
Já fiz o pedido do cartão estacionamento para idoso só que não tive resposta sobre está opção como tenho que proceder para fazer a emicao do cartão fala que tenho que emitir mais não recebi nada a respeito bom dia abraço
José Alexandre Fogaça
21 de outubro de 2020 at 6:52
Cidade sao Paulo capital
Nadia da Cunha Santos
26 de outubro de 2020 at 16:26
boa tarde meu cartão sênior não usei desde o começo da pandemia hoje fui usar está dizendo que está invalido como devo proceder tenho 67 anos
Jornal Zona Sul
27 de outubro de 2020 at 23:21
É necessário ligar para o telefone 156 ou portal 156 e se informar
Sebastiana de oliveira Silva
11 de novembro de 2020 at 10:37
Meu bilhete e de idoso,ele foi bloqueado, ônibus que faz a línha Brasilândia.gostaria de saber o por que?
Maria Aparecida Maia
13 de novembro de 2020 at 20:03
Não consigo fazer meu cartão de idoso,pois tento fazer o cadastro n consigo e dígito meu e-mail e da erro
ana maria bacic
14 de novembro de 2020 at 1:33
nao consigo renovar meu bilhete do idoso. 156 nao resolveu.sptrans tambem nao.A quem devo apelar?
Glória Alves da Cruz
18 de novembro de 2020 at 14:22
Não consigo pedir segunda via bilhete idoso pelo site como devo fazer
Luiz Henrique aiello
10 de dezembro de 2020 at 11:47
Perdi meu bilhete único idoso e não consigo agendar bem com reza brava Luiz Henrique Aiello
Celso Batista de Oliveira
11 de dezembro de 2020 at 16:59
Difícil fazer um agendamento nesses sites da prefeitura.
Porque tanta complicação?
kraft
22 de dezembro de 2020 at 18:17
Pelos comentário já dá desanimo de proceguir neste orgão, que tem o mesmo objetivo como todos orgãos do governo; complicar o bastante até fazer desistir. Encher o saco + que se pode, afinal por que facilitar para o cliente , se a gente ganha um salario garantido, se fizer o trabalho mal feito, e se possivel nunca bem feito.
Lázaro José costa
1 de janeiro de 2021 at 17:49
Tenho 63 anos, perdi o direito à tarifa 0, posso por crédito no meu bilhete do idoso?
Maria de Nazaré Teixeira Ramos
20 de janeiro de 2021 at 19:55
Tenho 60 anos completo posso fazer cartão do idoso?
antonia de Oliveira
4 de fevereiro de 2021 at 17:03
Por favor meu cartão foi roubado cancelei e fiz outro cartão ja faz maIS DE 25 DIAS E NÃO CHEGOU
MEU NOME É VICENTE DE paula Araujo
edvalLeo jose matod
8 de fevereiro de 2021 at 20:46
Não consigo pedir o bilheti do idoso meu email da erro na senha como fazer !
Lucio Antonio Almeida de Sousa
9 de fevereiro de 2021 at 13:56
Meu cartão de idoso dar bloqueado nos onibus de sao paulo.
Como faço pra resolver
Rosana Oliveira
15 de fevereiro de 2021 at 9:11
Meu cartão do idoso foi bloqueado no ônibus de São Paulo como faço para desbloquear como posso resolver
sergior,m,ramos
22 de fevereiro de 2021 at 8:30
meu nome . sergio r, m,ramos -perdi meu bilhete unico a meses e essa administracao nao quer bloquealo ja solicitei mil vezes e nada preciso do bilhete porque ainda trabalho pela ultima vez venho implorar o bloqueio do meu cartao emitido me pare em 2019, se nao tomarem providencia irei procurar a auditoria por esse absurdo estar acontecendo comigo voces nao nao percebem, obrigado espero ser slolucionado por esse depto competente.
LUZIA PADUAM FERNANDES LUZIA
24 de fevereiro de 2021 at 8:37
Não consigo fazer o meu bilhete do idoso só da erro como eu faço
Cacilda milani Janser
24 de fevereiro de 2021 at 8:58
Preenchi o recadastramento do bilhete unico,mss ainda nao chegou em casa.
No “consulte seu bilhete”,consta como ativado.o que fazer??
Joana Darc Rodrigues Pereira
6 de maio de 2021 at 16:30
Não consigo fazer meu bilhete do idoso, já tentei da erro na senha, não tenho senha do antigo bilhete do idoso, pois perdeu a validade dia 31/01/2.021, completei 65 dia 20/04/2.021, só q já fui até a estação Deodoro e nada, mandam entrar em sptrans.com.br/atendimento, aí não da nada certo, gente, vamos procurar simplificar, pois no BOM, foi só eu ligar para o tel de trás do cartão, informei meus dados e já estou usando qdo necessário, isso na minha opinião é FALTA DE RESPEITO COM O IDOSO.
Jadeir Francisco Ferreira
22 de junho de 2021 at 13:20
Perdi meu cartão de idoso, o que tenho que fazer?
Tania caleiros de Melo
24 de junho de 2021 at 10:00
Meu bilhete único do idoso foi bloqueado como faço para desbloquear
Doraci de Barros Silveira
6 de julho de 2021 at 17:53
Boa tarde.
Tenho que revalidar o meu cartão de idoso, o telefone que vcs indicao, 156 não atende, como devo proceder.
Obrigado, espero um retorno.
Doraci
Rita Rosa Lins de Almeida
19 de julho de 2021 at 20:14
Fiz o cadastro do bilhete do idoso 1a via
Reginaldo Galafazzi
9 de agosto de 2021 at 21:13
Estou tentando pegar a segunda via do meu bilhete unico mas só se eu conseguir falar com o super homem por que pelo site esta sendo impossivel
Márcia Golm
1 de setembro de 2021 at 20:12
Já liguei 156 para agendar o bilhete do idoso.Sem atendimento pediram para entrar site.
Não consegui pela internet
Me ajude
claudiney pereira dos santos
16 de setembro de 2021 at 11:09
Bom dia: moro em campinas viajo muito para São Paulo andor de ônibus. como faço para tirar o cartao do idoso
Elizabeth Rodrigues Marcondes
8 de outubro de 2021 at 18:31
Meu nome Elizabeth Rodrigues Marcondes.
Meu cartão do idoso foi cancelado por vcs.Catraca no ônibus tem os dizeres: Cartão bloqueado. Isso vem acontecendo desde Maio/21. Já
tentei tudo o tel 156(que é dificílimo de se falar, não atendem )
e qdo o fazem te deixam plantado na espera p/40mm/50mm,qdo alguém resolve falar, é para dizer: liga outro dia, estamos s/ sistema., Pelo chat a pessoa explica s/ problema o
sistema diz q irá colocá-lo c/atendente p/ vc esperar. Fiquei na es-
pera por quase 1 hora, ninguém me atendeu, enfim desisti.Estou c/ 7
números de protocolos, tanto do 156 bem como do chat. Estou indig-
nada, tenho 74 anos e(p/lei mais q direito a gratuidade no transp.
público ),e tb porq o atendimento dos srs é péssimo, não possuem
respeito algum pelos munícipes da cidade de São Paulo.
Valmira Lúcia Ribeiro
5 de abril de 2022 at 16:28
já tenho meu cartão idoso,quero saber como faço para renová-lo,pq no próximo mês vai vencer