Siga-nos

Transporte

Bilhete único e cartão do idoso: como solicitar atendimento?

Publicado

em

Em tempos de pandemia, não só o uso cotidiano do transporte público se tornou um desafio. Os passageiros também estão com muitas dúvidas sobre o atendimento relacionado ao bilhete único.

Idosos também estão encontrando dificuldades para se informar sobre o cartão especial de estacionamento, aquele destinado a garantir o direito prioritário a vagas demarcadas de Zona Azul na cidade.

Para as situações relacionadas ao Bilhete Único, a SPTrans criou um site para atendimento digital http://sptrans.com.br/atendimento. Especialmente o atendimento para pessoa idosa deve ser priorizado pela internet.

A SPTrans também costuma manter atendimento pelo Facebook mas, por conta de legislação, a página está suspensa até a conclusão do processo eleitoral no município.

Quem não tem acesso, pode também se informar pelo telefone 156. Vale lembrar que a recomendação da OMS é para que idosos e doentes crônicos busquem isolamento, evitando sair de casa.

Por esses canais, os passageiros que utilizam o Bilhete Único Idoso também podem tirar suas dúvidas, bloquear o cartão (por motivo de perda ou roubo) e apresentar justificativa após bloqueio pelo atendimento digital: sptrans.com.br/atendimento.

Estudante

Importante também destacar que, caso o idoso não esteja com o Bilhete Único Especial – Idoso em mãos, basta apresentar o RG ao motorista para utilizar o ônibus normalmente.

Importante também apontar que, por conta da suspensão das aulas na cidade, a comercialização da meia tarifa para estudantes está suspensa. A cota já adquirida poderá ser utilizada normalmente. Tanto para a gratuidade quanto para a meia tarifa os créditos já carregados no cartão continuam disponíveis para utilização dos estudantes.

Entretanto, para os alunos de cursos ligados à área de saúde, que estão atuando no combate à disseminação do Coronavírus, estão mantidas a gratuidade e a comercialização da meia tarifa. A medida beneficia aproximadamente 24 mil alunos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Radiologia nos ônibus municipais.

O atendimento nos postos instalados nos terminais de ônibus é realizado das 6h às 22h, de segunda a segunda-feira.

Cartão do idoso

Já o cartão especial de estacionamento para idosos e para pessoa com deficiência (DeFis), emitidos pelo DSV, também pode ser obtidos sem sair de casa, pelo Portal SP 156 na internet, no site sp156.prefeitura.sp.gov.br/. Os detalhes estão na página sobre Cartão de Estacionamento.

Novamente, quem tiver dificuldades nesse processo pode buscar apoio pelo telefone 156.

O cartão é uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por pessoas acima de 60 anos ou que os transportem. Vale tanto para locais públicos quanto particulares com a inscrição “Idoso”.

Nas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo pago Zona Azul, no município de São Paulo, além do Cartão de Estacionamento para Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital-CAD.

Para solicitar, é preciso:

1. Documento de identidade oficial válido com foto, assinatura e CPF. (Ex: RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, etc) do requerente.

2. Comprovante de residência atual no nome do requerente do município de São Paulo. Exemplos: contas de luz, de água, de telefone e de gás, correspondências de bancos, cartões de crédito, planos de saúde, condomínio e multas de trânsito.

Quem perdeu seu cartão, ainda dentro da validade, pode acessar o portal 156 e reimprimí-lo.

Vale destacar que o DSV como órgão executivo de trânsito do município de São Paulo, emitirá somente para os moradores desta cidade, mas o documento pode ser usado em todo o país – vale para todos os municípios.

Advertisement
31 Comentários

31 Comments

  1. valmiro pereira flores

    26 de setembro de 2020 at 12:07

    furto

  2. José Alexandre Fogaça

    21 de outubro de 2020 at 6:46

    Já fiz o pedido do cartão estacionamento para idoso só que não tive resposta sobre está opção como tenho que proceder para fazer a emicao do cartão fala que tenho que emitir mais não recebi nada a respeito bom dia abraço

  3. José Alexandre Fogaça

    21 de outubro de 2020 at 6:52

    Cidade sao Paulo capital

  4. Nadia da Cunha Santos

    26 de outubro de 2020 at 16:26

    boa tarde meu cartão sênior não usei desde o começo da pandemia hoje fui usar está dizendo que está invalido como devo proceder tenho 67 anos

    • Jornal Zona Sul

      27 de outubro de 2020 at 23:21

      É necessário ligar para o telefone 156 ou portal 156 e se informar

  5. Sebastiana de oliveira Silva

    11 de novembro de 2020 at 10:37

    Meu bilhete e de idoso,ele foi bloqueado, ônibus que faz a línha Brasilândia.gostaria de saber o por que?

  6. Maria Aparecida Maia

    13 de novembro de 2020 at 20:03

    Não consigo fazer meu cartão de idoso,pois tento fazer o cadastro n consigo e dígito meu e-mail e da erro

  7. ana maria bacic

    14 de novembro de 2020 at 1:33

    nao consigo renovar meu bilhete do idoso. 156 nao resolveu.sptrans tambem nao.A quem devo apelar?

  8. Glória Alves da Cruz

    18 de novembro de 2020 at 14:22

    Não consigo pedir segunda via bilhete idoso pelo site como devo fazer

  9. Luiz Henrique aiello

    10 de dezembro de 2020 at 11:47

    Perdi meu bilhete único idoso e não consigo agendar bem com reza brava Luiz Henrique Aiello

  10. Celso Batista de Oliveira

    11 de dezembro de 2020 at 16:59

    Difícil fazer um agendamento nesses sites da prefeitura.
    Porque tanta complicação?

  11. kraft

    22 de dezembro de 2020 at 18:17

    Pelos comentário já dá desanimo de proceguir neste orgão, que tem o mesmo objetivo como todos orgãos do governo; complicar o bastante até fazer desistir. Encher o saco + que se pode, afinal por que facilitar para o cliente , se a gente ganha um salario garantido, se fizer o trabalho mal feito, e se possivel nunca bem feito.

  12. Lázaro José costa

    1 de janeiro de 2021 at 17:49

    Tenho 63 anos, perdi o direito à tarifa 0, posso por crédito no meu bilhete do idoso?

  13. Maria de Nazaré Teixeira Ramos

    20 de janeiro de 2021 at 19:55

    Tenho 60 anos completo posso fazer cartão do idoso?

  14. antonia de Oliveira

    4 de fevereiro de 2021 at 17:03

    Por favor meu cartão foi roubado cancelei e fiz outro cartão ja faz maIS DE 25 DIAS E NÃO CHEGOU
    MEU NOME É VICENTE DE paula Araujo

  15. edvalLeo jose matod

    8 de fevereiro de 2021 at 20:46

    Não consigo pedir o bilheti do idoso meu email da erro na senha como fazer !

  16. Lucio Antonio Almeida de Sousa

    9 de fevereiro de 2021 at 13:56

    Meu cartão de idoso dar bloqueado nos onibus de sao paulo.
    Como faço pra resolver

  17. Rosana Oliveira

    15 de fevereiro de 2021 at 9:11

    Meu cartão do idoso foi bloqueado no ônibus de São Paulo como faço para desbloquear como posso resolver

  18. sergior,m,ramos

    22 de fevereiro de 2021 at 8:30

    meu nome . sergio r, m,ramos -perdi meu bilhete unico a meses e essa administracao nao quer bloquealo ja solicitei mil vezes e nada preciso do bilhete porque ainda trabalho pela ultima vez venho implorar o bloqueio do meu cartao emitido me pare em 2019, se nao tomarem providencia irei procurar a auditoria por esse absurdo estar acontecendo comigo voces nao nao percebem, obrigado espero ser slolucionado por esse depto competente.

  19. LUZIA PADUAM FERNANDES LUZIA

    24 de fevereiro de 2021 at 8:37

    Não consigo fazer o meu bilhete do idoso só da erro como eu faço

  20. Cacilda milani Janser

    24 de fevereiro de 2021 at 8:58

    Preenchi o recadastramento do bilhete unico,mss ainda nao chegou em casa.
    No “consulte seu bilhete”,consta como ativado.o que fazer??

  21. Joana Darc Rodrigues Pereira

    6 de maio de 2021 at 16:30

    Não consigo fazer meu bilhete do idoso, já tentei da erro na senha, não tenho senha do antigo bilhete do idoso, pois perdeu a validade dia 31/01/2.021, completei 65 dia 20/04/2.021, só q já fui até a estação Deodoro e nada, mandam entrar em sptrans.com.br/atendimento, aí não da nada certo, gente, vamos procurar simplificar, pois no BOM, foi só eu ligar para o tel de trás do cartão, informei meus dados e já estou usando qdo necessário, isso na minha opinião é FALTA DE RESPEITO COM O IDOSO.

  22. Jadeir Francisco Ferreira

    22 de junho de 2021 at 13:20

    Perdi meu cartão de idoso, o que tenho que fazer?

  23. Tania caleiros de Melo

    24 de junho de 2021 at 10:00

    Meu bilhete único do idoso foi bloqueado como faço para desbloquear

  24. Doraci de Barros Silveira

    6 de julho de 2021 at 17:53

    Boa tarde.
    Tenho que revalidar o meu cartão de idoso, o telefone que vcs indicao, 156 não atende, como devo proceder.
    Obrigado, espero um retorno.
    Doraci

  25. Rita Rosa Lins de Almeida

    19 de julho de 2021 at 20:14

    Fiz o cadastro do bilhete do idoso 1a via

  26. Reginaldo Galafazzi

    9 de agosto de 2021 at 21:13

    Estou tentando pegar a segunda via do meu bilhete unico mas só se eu conseguir falar com o super homem por que pelo site esta sendo impossivel

  27. Márcia Golm

    1 de setembro de 2021 at 20:12

    Já liguei 156 para agendar o bilhete do idoso.Sem atendimento pediram para entrar site.
    Não consegui pela internet
    Me ajude

  28. claudiney pereira dos santos

    16 de setembro de 2021 at 11:09

    Bom dia: moro em campinas viajo muito para São Paulo andor de ônibus. como faço para tirar o cartao do idoso

  29. Elizabeth Rodrigues Marcondes

    8 de outubro de 2021 at 18:31

    Meu nome Elizabeth Rodrigues Marcondes.
    Meu cartão do idoso foi cancelado por vcs.Catraca no ônibus tem os dizeres: Cartão bloqueado. Isso vem acontecendo desde Maio/21. Já
    tentei tudo o tel 156(que é dificílimo de se falar, não atendem )
    e qdo o fazem te deixam plantado na espera p/40mm/50mm,qdo alguém resolve falar, é para dizer: liga outro dia, estamos s/ sistema., Pelo chat a pessoa explica s/ problema o
    sistema diz q irá colocá-lo c/atendente p/ vc esperar. Fiquei na es-
    pera por quase 1 hora, ninguém me atendeu, enfim desisti.Estou c/ 7
    números de protocolos, tanto do 156 bem como do chat. Estou indig-
    nada, tenho 74 anos e(p/lei mais q direito a gratuidade no transp.
    público ),e tb porq o atendimento dos srs é péssimo, não possuem
    respeito algum pelos munícipes da cidade de São Paulo.

  30. Valmira Lúcia Ribeiro

    5 de abril de 2022 at 16:28

    já tenho meu cartão idoso,quero saber como faço para renová-lo,pq no próximo mês vai vencer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados