Siga-nos

Cultura

Biblioteca Viriato Correa tem mostra gratuita com filmes B

Publicado

em

O pesquisador em cinema César Almeida lança, em julho, seu segundo livro sobre filmes B. Sua obra “Cemitério perdido dos filmes B: exploitation!” reúne críticas, escritas por vários autores, de longas pouco conhecidos e de baixo orçamento.

Em virtude do lançamento, a Biblioteca Viriato Corrêa realizará uma mostra com alguns filmes trash. Entre os destaques, José Mojica Marins, o Zé do Caixão, tem um de seus mais célebres trabalhos exibido, seguido de debate.

A mostra começa nesta sexta, dia 5. O lançamento do livro acontece no dia seguinte, às 15h. Na sequência, César Almeida ministra uma palestra após a exibição de “O Mestre da Guilhotina Voadora”.

Os “filmes B” se popularizaram na década de 30 em Hollywood, no contexto da Grande Depressão, quando eram exibidos em sessão dupla com algum outro de maior destaque. São obras de baixo orçamento cujo objetivo, na maioria dos casos, limita-se a divertir o público. Esse cinema barato se identifica mais com os gêneros de terror, faroeste e policial, e que são muitas vezes misturados com humor negro. Uma explicação para o termo é a divisão nos departamentos nos estúdios hollywoodianos: “A”, para as grandes produções, e “B”, para o resto, onde muitos diretores e atores iniciavam suas carreiras.

José Mojica Marins é o mais conhecido nome do cinema brasileiro que explicita a influência direta dos filmes B hollywoodianos em seus trabalhos. Por isso, na noite de encerramento, dia 27, a Mostra vai exibir “À meia noite levarei sua alma” (1964), o primeiro filme do cineasta, seguido de debate com Laura Cánepa.

Outro cineasta importante que terá uma obra exibida é o canadense David Cronenberg. De filmografia peculiar, ele é famoso por títulos como “Videodrome – A Síndrome do Vídeo”, “Marcas da Violência” e “Cosmópolis”. No dia 12 de julho, será exibido “Enraivecida”.

Um panorama diversificado completa a programação com exemplares de vários países diferentes: México, Itália, Japão e China, além do Brasil e dos Estados Unidos.

Vale ressaltar que, o autor do livro, César Almeida, dará uma palestra após a exibição de “O Mestre da Guilhotina Voadora”, filme de Hong Kong que data de 1976. A exibição acontece sábado, dia 6, às 18h.

A Biblioteca Pública Viriato Corrêa fica na Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Fones: 5573-4017 e 5574-0389. De 5 a 27. Grátis.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados