Cultura
Biblioteca promove mostra sobre “vampiros eternos”
Desde novembro de 2008, Viriato Correa é especializada em
O que é a literatura fantástica? Difícil resumir em poucas palavras, mas este gênero está presente em obras que tem tema, personagens, atmosfera ou situação, quem sabe até mesmo a linguagem que levam o leitor a “navegar” por um mundo fierente da percepção habitual.
Muita gente não sabe, mas a Vila Mariana abriga há exatos sete anos uma biblioteca especializada neste tipo de literatura. Estamos falando da Biblioteca Correa que tem mais de três mil livros, incluindo infanti juvenis, além de mais de 2.200 gibis, em seu acervo.
O mais legal: ali não há apenas livros que abordam este mundo tenebroso e misterioso, as loucuras e a vida após a morte, as magias e personagens fantásticos. Ali também são promovidos ventos de Role Playing Game (RPG), exibições de filmes e debates, jornadas “noite adentro” que avançam pela madrugada, como sugere o nome…
Agora em novembro, acontece a mostra Vampiros Eternos, com seis clássicos do cinema que abordam histórias deste personagem que encanta gerações. A mostra trará desde a criatura sombria e assustadora, imortalizada no cinema por F. W. Murnau em “Nosferatu” (1922), ao casal melancólico de “Amantes Eternos” (2014), de Jim Jarmursch para debater a figura do vampiro, esses seres imortais que se alimentam de sangue e queimam à luz do sol. As sessões são gratuitas.
Entre os destaques está “Nosferatu, o vampiro da noite”, refilmagem de Werner Herzog para o clássico de Murnau, considerado o primeiro filme de vampiro da história. Ambos foram baseados no romance “Drácula”, escrito por Bram Stoker. O livro também influenciou outro longa-metragem exibido na mostra: “Drácula de Bram Stoker”, dirigido por Francis Ford Coppola, que abre a mostra no dia 6, 15h. O filme de Herzog é exibido no dia 21.
Dirigida por Roman Polanski, a comédia “A Dança dos Vampiros” é uma sátira dos filmes de terror e traz o próprio diretor atuando como o ajudante de um caçador de vampiros. Os dois tentarão resgatar Sarah (Sharon Tate), que é sequestrada por um vampiro. Esta foi a única ocasião em que o casal formado por Sharon e Polanski contracenou junto – a atriz foi assassinada em 1969 por Charles Manson, um serial killer que se tornaria famoso, ou seja, dois anos após o lançamento do longa-metragem, quando estava grávida do diretor polonês.
O mais recente filme exibido na mostra é “Amantes Eternos”, de Jim Jarmursch. Estrelada por Tilda Swinton e Tom Hiddleston, a obra conta a história de Adam e Eve (Adão e Eva, em inglês), um casal de vampiros que vive certo saudosismo da vida e da cultura do passado. A rotina tranquila e entediante do casal será atrapalhada pela chegada de Ava (Mia Wasikowska), irmã mais nova de Eve.
Programação completa: Drácula de Bram Stoker: Dia 6, 15h; Entrevista com o Vampiro, dia 13, 15h; As Sete Vampiras,dia 14, 14h: Nosferatu, o Vampiro da Noite, dia 21, 14h; A Dança dos Vampiros, dia 21, 16h; Amantes Eternos, dia 27, 15h.
A Biblioteca fica na R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Fones: 5573-4017 e 5574-0389.