Siga-nos

Sem categoria

Barroca vai levar história do Jabaquara ao sambódromo

Publicado

em

Escola de Samba já fez parte do Grupo Especial, mas desfila agora no Grupo 1 da Uesp

Antes de sonhar com a volta à elite do Carnaval Paulistano, a escola de samba Barroca Zona Sul precisa vencer o desafio de sair do Grupo 1 da UESP e desfilar, no próximo ano, quando comemora 40 anos de existência, no Grupo de Acesso da Liga. E para isto, preparou um desfile que vai homenagear as origens do próprio Jabaquara e suas relações com um quilombo que pode ter se formado ali.
A escola surgiu na Vila Mariana, em 1974, mas atualmente tem sua sede no Jabaquara, sob o viaduto Aliomar Balieiro. Assim, muitos dos seus passistas são pessoas que moram ou trabalham no bairro.
O samba enredo da escola faz tanto citações à origem da própria Barroca Zona Sul, como na menção ao sambista fundador Pé Rachado, como à formação do bairro sobre um antigo quilombo.
A real existência deste quilombo ainda é alvo de estudo por historiadores e poucas evidências até hoje comprovaram o agrupamento de escravos fugidos na região. Entretanto, o próprio nome “Jabaquara” é um indício de que podem ter havido por ali abrigos de escravos. Entre as versões de tradução para o nome Jabaquara, a mais aceita é “o homem que voa”, o que poderia simbolizar a busca pela liberdade. “No caminho do progresso, Yababa Kuara, templo dos quilombos, Jabaquara, raízes de um povo guerreiro”, cantarão os integrantes da Barroca, ainda no início do samba.
Um dos maiores e mais famosos quilombos do país, na cidade de Santos, também levava o nome de Jabaquara.
O Carnavalesco responsável por levar esta história ao sambódromo é Hernani Siqueira e o samba enredo é de Felipe Barros, Marcelo Zola, Danilo Barros, Dário da Fazendinha e Régis Swing. Na direção da bateria, Mestre Barroquinha e Mestre Bagulé, e o intérprete será Douglas.
O desfile da Barroca Zona Sul será o último entre as doze participantes do Grupo I da UESP, na virada da segunda (11) para a terça-feira. A expectativa é de que a entrada da escola na passarela do samba aconteça já com o dia amanhecendo, por volta de 6h da terça, 12. O desfile da UESP começa às 20h da segunda, 11.
Até o fechamento desta edição, ainda havia ingressos disponíveis para todas as datas dos desfiles. Eles podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209) ou no Ginásio do Ibirapuera, antecipadamente (R. Manoel da Nóbrega, 1361).

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados