Siga-nos

Problemas na região

Av. George Corbisier ganha faixas exclusivas para ônibus

Publicado

em

Mais um trecho de importante via de fluxo na região acaba de ganhar faixa exclusiva para o tráfego de ônibus – e esta é daquelas que funcionam o dia todo, com proibição de estacionamento exceto no período noturno. A Avenida Engenheiro George Corbisier, no Jabaquara, está com faixa exclusiva em ambos os sentidos, à direita, desde segunda, dia 21. A pista dedicada aos coletivos também se estende pela Avenida General Daltro Filho.
A mudança faz parte da Operação Dá Licença Para o Ônibus, que tem por objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. A intenção é reduzir tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Pela Avenida George Corbisier, onde o trecho exclusivo para os ônibus se estende por 1,8 km, circulam no sentido Centro 20 linhas de ônibus municipais, transportando 207.508 passageiros por dia útil. No sentido Bairro, passam 15 linhas levando 170.185 passageiros por dia útil. A frequência média é de 142 ônibus/hora. Os coletivos terão prioridade à direita em ambos os sentidos da via, no trecho entre as avenidas Engº Armando de Arruda Pereira e General Daltro Filho, de segunda a sexta-feira das 6h às 20 horas e, aos sábados, das 6h às 14 horas.
Com a priorização valendo do lado direito da avenida para o transporte coletivo, em ambos os sentidos, o tráfego geral (exceto ônibus) terá duas faixas de rolamento disponíveis em cada pista. Para tanto, foram efetuadas alterações na regulamentação de estacionamento ao longo da via, com proibição no horário de operação da faixa exclusiva e ampliação da proibição em período integral.
Fiscalização
A ativação deste trecho terá um período de adaptação quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem a faixa nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir do dia 04/11, a fiscalização será intensificada.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20. Vale lembrar, todavia, que a multa para quem estaciona o veículo na faixa exclusiva é ainda maior – trata-se de infração grave, passível de autuação no valor de R$ 127,69 e perda de 5 pontos na CNH.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando a melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24h, com chamada gratuita.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados