Siga-nos

Trânsito

Av. Armando Arruda Pereira: perigosa para pedestres

Publicado

em

Só em 2018, 56 pessoas foram vítimas de ocorrências graves de trânsito na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira. O número está agora estampado em faixas espalhadas pela via, de modo a conscientizar motoristas e pedestres para o perigo na região.

Mais do que sinalizar a via, a Prefeitura implantou melhorias da sinalização nas imediações da estação de metrô Conceição.

A intervenção inicial é realizada no cruzamento da avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira com a rua Guatapará. O solo ganhou nova sinalização viária e foi implantada uma nova travessia para pedestres na Guatapará, distante 50 metros do cruzamento e da estação, onde há grande movimentação de pedestres.

Outra medida foi a ampliação das calçadas do cruzamento com a demarcação de linha contínua, pintura na cor verde e dispositivos auxiliares de segurança, como tachas e tachões. Futuramente, essa sinalização será substituída por elementos físicos e incorporada definitivamente ao passeio, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

“Ações de educação de trânsito, como as realizadas ao longo da programação desta Semana da Mobilidade, e intervenções que ampliem os espaços e as alternativas de travessias para os pedestres geram mais segurança e favorecem a redução no número de acidentes com vítimas. Seguimos com o cronograma de intervenções previstas pelo plano Vida Segura em busca da redução do número de acidentes com vítimas e, principalmente, óbitos”, disse o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, em visita ao local, ao lado do subprefeito do Jabaquara, Arnaldo Faria de Sá.

Os técnicos da SMMT ainda consideram que o trecho da avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira situado entre a rua Guatapará e a avenida Engenheiro George Corbisier configura uma área estratégica, em razão da grande concentração e circulação de pessoas e veículos, potencializando situações de risco e acidentes.
Em 2018, foram 46 acidentes na via, com as 56 vítimas indicadas nas faixas de conscientização – duas delas fatais.

A ação completa na região do Metrô Conceição será implantada em 2020 e contemplará também as intersecções da avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira com a avenida do Café e a avenida George Corbisier.

Haverá ampliação de calçadas, implantação de novos pontos de travessia e diminuição da distância entre eles, além de construção de travessias elevadas e redução do ciclo semafórico, dando mais oportunidades de travessia para os pedestres.

O Plano de Segurança Viária – Vida Segura, que a Prefeitura apresentou em abril, tem o ousado objetivo de transformar São Paulo em uma das cidades com tráfego mais seguro do mundo, com redução de ocorrências graves e mortes no trânsito até 2028.

A ação na avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira integra uma das metas do plano, que é “Requalificar 60 pontos críticos de travessia do pedestre” até 2020. Parte desses pontos serão requalificados por meio dos demais programas desenvolvidos pela SMT, como Áreas Calmas, Vias Seguras, Rotas Escolares Seguras e Territórios Educadores. Já 20 pontos serão tratados especificamente junto à implantação das novas conexões cicloviárias, como é o caso desses cruzamentos próximos ao Metrô Conceição.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados