Siga-nos

Educação

Auditório Ibirapuera tem escola de música para crianças

Publicado

em

O Itaú Cultural, reconhecido pelas ações de alta qualidade, é o responsável pelo Auditório Ibirapuera desde 2011. O que muita gente não sabe, entretanto, é que um dos projetos comandados ali é uma Escola que oferece Curso de Música Brasileira exclusivo a alunos da rede pública de ensino e que residam no município de São Paulo. As inscrições estão atualmente abertas, mas apenas para quem já tem alguma afinidade com os instrumentos, e os alunos recebem bolsa-auxílio.
São até 172 estudantes com idade a partir de 12 anos e que frequentam a escola por cinco anos, com aulas práticas e teóricas. Eles aprendem não apenas a tocar um instrumento, mas também aprendem sobre história da música brasileira, incluindo seus instrumentos, estilos e personagens – vale ressaltar que o repertório é focado em autores nacionais. Mais ainda, as aulas desenvolvem percepção musical
Muitos dos alunos passam a integrar grupos do próprio auditório que fazem apresentações – a Orquestra Furiosa e a Orquestra Brasileira do Auditório (OBA).
Para participar do processo seletivo atualmente aberto é preciso estar regularmente matriculado na rede pública, ter 12 anos ou mais e morar na cidade de São Paulo. É preciso levar documentação (comprovante de residência, RG ou certidão de nascimento, RG e CPF do responsável).
Atualmente há vagas para percussão popular e erudita, trombone, tuba, oboé, fagote, trompa, piano, canto (masculino e feminino), flauta Transversal, contrabaixo, Saxofone, clarinete e acordeon. Para cada instrumento, o nível de exigência é diferente e os horários de aula também são diversos. Estes detalhes podem ser obtidos na página www.auditorioibirapuera.com.br/escola/processo-seletivo-2014 (apesar do nome do link, as informações se referem ao processo seletivo atualmente em curso).
Os critérios para escolha dos integrantes são a idade ideal para cada um dos instrumentos e o nível de experiência em cada caso. As avaliações podem levar vários aspectos em consdierações, como os conhecimentos não apenas técnicos mas também em história da música.
A avaliação acontece de 27 de julho a 1 de agosto das 10h às 18h (segunda a sexta) e das 10h às 13h (sábado). O candidato deverá trazer uma peça de sua escolha, impressa, e executá-la na hora. Além disso, o candidato receberá na hora da avaliação uma peça sugerida pela comissão. Em uma segunda etapa, haverá também seleção teórica.
As inscrições podem ser feitas pela internet ou na sede (neste caso, de segunda a sexta, das 11h às 17h) .
O auditório fica na Av. Pedro Álvares Cabral, s/no, com entrada pelo portão 2 do Parque Ibirapuera.

 

Inscrições estão abertas até 24 de julho, mas apenas para crianças até 12 anos, já com conhecimento

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados