Siga-nos

Cultura

Audiovisual está em debate na Cinemateca. Grátis

Publicado

em

O audiovisual está em tudo e parece influenciar cada vez mais a sociedade – e em todos os setores de produção. Mídias  online, redes sociais, YouTube e Vimeo, serviços de Streaming, a força das séries de ficção produzidas para diferentes canais e finalidades diversas… Até mesmo a educação tem cada vez mais sido influenciada pelo conteúdo e formato audiovisuais.

Para quem se interessa pelo tema, na próxima semana há uma oportunidade única de debater os diversos temas que envolvem o setor na atualidade. A Semana ABC vai acontecer de 9 a 11 de maio na meca do audiovisual na cidade, a Cinemateca Brasileira, que tem sede num dos mais lindos edifícios históricos paulistanos, na Vila Mariana.

As principais novidades do setor audiovisual no Brasil e no mundo podem ser conferidas nesse evento anual, aberto ao público e que é promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia

O objetivo principal é mostrar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual as novas tendências de trabalho e gerar reflexão por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem personalidades de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades, como exposições de equipamentos.

A Semana ABC contará com mais de dez mesas, voltadas à educação, som, direção de arte e montagem. A entrada é franca e aberta a qualquer interessado, mas é preciso retirar senhas com uma hora de antecedência de cada mesa, até a lotação da sala. As mesas serão transmitidas para a área externa.

Além das mesas de debates, há um espaço de exposição de equipamentos e serviços, aberto das 9h às 20h30. Já confirmaram presença as seguintes empresas e instituições: Arri, Canon, Cinecam, Cine Society, Dcine, Disk Films, Electrica, Fuji, Locadora, Lumatek, Monstercam, Panasonic, Sindcine, Sony e Zeiss.

A programação está sujeita a alterações. A Semana ABC é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira.

Dia 9 – 9h30: – Desafio para educação: novos formatos em multimídia e transmídia – os novos mercados de trabalho. Mediação: Luciana Rodrigues (Professora de Cinema e Animação e Coordenadora de Pós-Graduação da FAAP).

13h15: A imagem HDR: uma moda passageira ou um novo campo de possibilidades criativas?Com José Francisco Neto, ABC (Supervisor de Pós-Produção); Lúcio Kodato, ABC (Diretor de Fotografia);

15h – Apresentação Fuji: palestra com Tom Fletcher,  (diretor de marketing Fujifilm Estados Unidos) sobre as lentes fujinon, hdr e considerações sobre o mercado atual de cinema

16H45 – Games: narrativas interativas. Mediação: João Paulo Schlittler (Professor da ECA-USP); 18h30 – mesa patrocinada pela Arri: conquistas tecnológicas e a arte da cinematografia: encontro dos diretores de fotografia Kees van Oostrum, presidente da American Society of Cinematographers, e Affonso Beato.

Dia 10, 9h30 – A percepção visual e a criação da imagem cinematográfica Mediação: Fernanda Tanaka (Diretora de Fotografia)

– 13h15 – Montagem de Séries para TV: desafios e estratégias. Mediação: Federico Brioni, AMC (Montador)

15h – Apresentação Panasonic: As Câmeras De Cinema Eva1 5.7K Com O Novo Firmware 2.0 (Aprovado Pela Netflix) E Varicam Lt

16h45 – Master Class Do Diretor De Fotografia Roberto Faissal, Abc: Cinematografia Subaquática E Efeitos Especiais – Case: O Estúdio Subaquático No Filme “Pluft”, De Rosane Svartman

18h30 – Fotografia de séries de TV.  Mediação: Marcelo Trotta, ABC (Diretor de Fotografia). Adrian Teijido, ABC (Diretor de Fotografia)

Dia 11, 9h30 –  O Que É O Sistema De Reprodução De Som Imersivo Atmos E A Sua Implementação No Brasil E Na América Latina Mediação: Carlos Klachquin, ABC (Engenheiro de Som)

13h15 – Críticos E Roteiristas: A Leitura Cinematográfica Do Roteiro – Transposição Da Escrita para o Audiovisual. Mediação: José Geraldo Couto (Jornalista e Crítico de Cinema)

15h – Apresentação Canon: “Volume Morto” – Kauê Zilli, diretor de fotografia, explica os motivos que o levaram a escolher a linha Cinema EOS para produção do longa metragem

16h45 – Direção de Arte: a concretização da expectativa a partir da realidade Mediação: Frederico Pinto

18h30 – Apresentação Zeiss: a criação do quadro – uma discussão sobre escolha de lentes na cinematografia Mediação: Snehal Patel (Gerente de Vendas da ZEISS Cine para as Américas)

A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 200.

cinemateca

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados