Siga-nos

Meio ambiente

Atenção ao horário da coleta de lixo é fundamental

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

A produção de resíduos domésticos, sejam eles recicláveis ou não, é responsabilidade de todos. Um dos grandes desafios da humanidade nos dias de hoje é conseguir reduzir a quantidade de “lixo” produzida, seja pela diminuição do consumo, seja pela reutilização máxima de tudo que foi adquirido, seja pela reciclagem ou compostagem de materiais que podem ser transformados.
Da mesma forma, o encaminhamento dos resíduos é uma responsabilidade compartilhada entre cidadãos, poder público e iniciativa privada. Só na cidade de São Paulo, são geradas atualmente cerca de 12 mil toneladas de resíduos por dia no ambiente doméstico.
todos os cidadãos podem contribuir para que os resíduos domiciliares e recicláveis sejam encaminhados ao seu destino final de forma adequada. Além de acondicionar adequadamente os resíduos, cada família tem também outra responsabilidade fundamental: depositar o lixo no horário correto.
Parece algo simples, mas quando há falhas nesta ação, a cidade toda sofre. É preciso estar atento ao horário de passagem do caminhão, tanto da coleta tradicional quanto da coleta seletiva porque se o material é deixado por muitas horas nas calçadas, há risco de se espalhar pelas ruas e provocar contaminação, proliferação de insetos e ratos, entupimento de bueiros… Sem falar no aspecto ruim para a cidade ou no eventual mau cheiro.
O lixo colocado fora de hora pode ser atacado por animais, vasculhado ou levado por correntezas.
Evitar todos estes transtornos, entretanto, é bastante simples: basta estar atento ao horário em que o caminhão da coleta passa em sua rua.
Nos sites da concessionária responsável pela coleta na zona sul da cidade, a Ecourbis Ambiental, está disponível o horário em que a coleta ocorre. Há horários e equipes diferenciadas para as coletas tradicional e diferenciada (seletiva) e, no site, é possível descobrir ambas. Veja em www.ecourbis.com.br. Também é possível obter as informações pelo telefone 0800 772 79 79 (ligação gratuita).
A empresa orienta o munícipe quanto ao turno em que a coleta ocorre: diurno ou noturno. A lei vigente na cidade determina que o lixo seja colocado na rua duas horas antes do horário previsto para o caminhão passar em caso de coleta diurna e após as 18 horas no caso da coleta noturna.
Mas, vale ressaltar que as equipes de coletores tem horário bastante regular e, portanto, a atitude mais correta é dispor o material nas calçadas o mais próximo possível de o caminhão passar pela rua.

 

Coleta de resíduos
Cidade produz mais de 12 mil toneladas de lixo doméstico por dia

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados