Siga-nos

Restaurantes

Aroma de pizza quente faz fama da Venite há 55 anos na Vila Mariana

Publicado

em

Pizzaria ainda é comandada pelo seu fundador e é considerada uma das melhores da cidade

O primeiro sabor que se sente, ao entrar naquele ambiente simples e encantador, é o da saudade. Saudade de um tempo em que o paladar era comandado não só pelos ingredientes de qualidade e boas receitas, mas especialmente pelo toque de carinho e paixão culinária com que eram feitos. Depois, vem o aroma, que também mexe com o lado das lembranças, no cérebro: o cliente se sente na casa da vovó, esperando pelas delícias que vão sair do forno… O visual completa essa sensação, com elementos que não só parecem vindos de um tempo que não volta mais – eles são antigos mesmo! Estamos falando da charmosa e famosa pizzaria Venite, na Vila Mariana.

Para se ter ideia da qualidade do que é servido ali, inevitável registrar que o renomado chef Alex Atalla afirma que a melhor pizza da cidade sai dos fornos da Venite – e olha que são fornos a gás! Isso mesmo, a casa (que foi criada em 1955!) não aderiu ao modismo do forno a lenha. O fundador, João Malagueta, aos 86 anos, garante que o sabor vem do preparo correto, na pitada de carinho, não do tipo de forno. E as redondas vêm em travessas de alumínio, onde são assadas: um charme à parte.

A diferença começa pela massa – pode acreditar, há algo de misterioso nela. A textura é única, a leveza é garantida pela espessura – finíssima, como manda a regra das pizzas mais especiais da cidade. Sobre ela, a mistura equilibrada dos ingredientes se destaca e ganha os elogios da clientela.

A mais famosa montagem é a pizza da casa, que traz um mix diferente: ovos mexidos sobre mozarela, escarola e calabresa. A outra traz ovos estrelados sobre camada de mozarela com cebola.

Mas, para quem prefere resgatar as lembranças, talvez a melhor opção seja conferir a pizza toscana, que traz calabresa coberta com mozarela, ou a de presunto, também acompanhada de mozarela. Apetitosa também é a napolitana, que leva mozarela, rodelas de tomate e parmesão. Críticos gastronômicos elogiam muito o pesto (molho de manjericão) que dá sabor marcante à margarita… As iniciais do dono da casa, João Malagheta (JM), dão nome à pizza que mistura palmito, ervilha, mozarela e ovos mexidos – como se vê, a especialidade e diferencial da casa.

A pizzaria também investiu em sabores doces e o cardápio traz as opções de Banana, Romeu e julieta, Prestígio e Brigadeiro.

Confira! A Venite fica na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 1141 – em frente ao histórico prédio do Insituto Biológico, na Vila Mariana. Telefone: 5579-5316 (faz entrega na região). Abre de terça a domingo, das 18h30 às 24h. E tem promoção para quem vai ao salão, de terça a quinta: ao pedir uma pizza, o primeiro refrigerante ou cerveja é grátis.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados