Jornal São Paulo Zona Sul

Aluna do Centro de Estudo de Línguas ganha bolsa para estudar na Alemanha

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos alunos que estudam uma língua estrangeira. Para a aluna de alemão, Francielle Gonçalves Teixeira, do Centro de Estudo de Línguas (CEL) vinculado à Escola Estadual Orígenes Lessa, em Diadema, esse sonho se tornará realidade graças a uma parceria das Secretaria de Estado da Educação com o Instituto Goethe.

A estudante de 19 anos, já formada no ensino médio pela Escola Estadual Antônio Branco Rodrigues Junior, foi contemplada com uma bolsa para estudar e visitar a Alemanha. Isso graças aos bons resultados que ela apresentou no exame de proficiência Fit in Deutsch em 2018, aplicado pelo instituto a todos os alunos da rede que cursam o idioma em alguma unidade do CEL.

A jovem está animada para viagem que acontece em janeiro de 2020, durante o inverno no país europeu. “Eu sempre gostei da Alemanha pela sua história e a língua alemã também me conquistou. Agora estou ansiosa para conhecer o país e também ver a neve”, conta a aluna que também já cursou espanhol e inglês no CEL.

Além de bolsas de estudo, o Instituto Goethe, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, certifica gratuitamente os estudantes dos CEL’s em língua alemã e também oferece formação em serviço dos professores de alemão com aulas atribuídas nas 33 unidades espalhadas por todo estado, e que oferecem o curso de alemão para mais de 1,5 mil estudantes.

Sobre o Instituto

O Goethe-Institut São Paulo organiza e apoia um espectro amplo de eventos culturais que apresenta a cultura alemã no estrangeiro e promove o intercâmbio entre culturas. Dentre as suas atividades, oferece cursos, workshops e seminários para professores na área de alemão como língua estrangeira, além de um amplo programa de exames e provas de alemão.

O CEL

Alunos da rede estadual de ensino têm a oportunidade, por meio dos Centros de Estudo de Línguas (CEL), de aprender vários idiomas. Um deles funciona em Mirandópolis, na Escola Estadual Rui Bloem.

São aulas gratuitas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês ou até mandarim voltadas para estudantes do ensino regular e integral. A oferta e idiomas, no entanto, varia de acordo com a unidade: há 200 delas em todo o Estado de São Paulo.

Para fazer o cadastro, basta comparecer à unidade do CEL e apresentar os documentos pessoais do candidato. No caso de menores de 18 anos, o processo precisa ser realizado por pais ou responsáveis.

Leia mais sobre os CEL

Comentar

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!