Siga-nos

Meio ambiente

Alimentos da estação: saiba aproveitar

Publicado

em

Apesar de a tecnologia garantir a possibilidade de comprar produtos ao longo de todo o ano, é mais saudável consumi-los na época

Morango no verão, figo no inverno. Já se sabe que modernas tecnologias permitem a oferta de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, o ano todo. Os produtores já conseguem bons resultados na colheita anual até de alimentos orgânicos, ou seja, produzidos sem agrotóxicos. .
Mas, o consumo de alimentos conforme a melhor época de produção continua apresentando diversas vantagens.
A primeira delas é bastante simples de entender: como são necessários menos recursos para produzir o alimento fora de seu ciclo biológico natural, a qualidade e o sabor serão diferentes. No caso dos alimentos não-orgânicos, que ainda são maioria no mercado, o resultado é ainda pior, ou seja, são usados mais defensivos agrícolas fora da estação propícia para que ele se desenvolva. O Instituto Akatu para o Consumo Consciente também defende que as “frutas da época”, por exemplo, têm sabor mais próximo ao original e acumulam mais nutrientes.
Outro benefício ao consumidor é o valor do produto que, na época da colheita, tem preços mais baixos e permite menor desperdício.
As vantagens para a natureza também são diversas. O Akatu aponta que produtos da estação são comumente são produzidos em locais próximos aos seus pontos de distribuição. Optar por consumi-los, portanto,contribui para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor, o que reduz o desperdício de produtos durante o seu transporte.
Na temporada, a produção fica, portanto, alinhada com o relógio biológico da natureza, e os alimentos ficam mais nutritivos, cheios de vitaminas e minerais. E isto vale para frutas, legumes, verduras e até para pescados. Ao comprar peixes e frutos do mar conforme a época de produção, o consumidor colabora para evitar a pesca predatória.
Mas, como saber qual a época ideal para cada um destes alimentos? Embora o preço baixo seja um indicativo, nem sempre reflete a opção da estação.
Há vários sites na internet que indicam o produto em alta a cada época do ano. A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulga todas as semanas as dicas de bons produtos para consumo e traz também receitas para aproveitamento de cada idem. O site é www.ceagesp.gov.br. Ali, há também uma tabela com a lista completa de produtos conforme a sazonalidade. Para acessar, use o endereço resumido: http://goo.gl/1XSTCK
Em geral, há uma dica simples: durante a fase mais quente do ano, o verão, as frutas estão em alta. Dezembro, janeiro e fevereiro é tempo de investir em uva, abacaxi, cereja, figo, melancia, melão, maça, manga, maracujá. O ideal é investir em sucos, saladas de frutas e até em receitas agridoces que usam as frutas mescladas aos alimentos salgados.
Almeirão, brócolis, alface, escarola, acelga e outras verduras são ótimas pedidas nas estações intermediárias, com destaque para o outono. No meio do ano as hortaliças ficam ainda mais bonitas e mais baratas.
No inverno, faz sucesso o morango, além de legumes como abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha e palmito. Entre os grãos, é tempo de milho verde, que se transforma em vários quitutes das quermesses e festas típicas da época.

 

Alimentos da estação concentram mais nutrientes porque seguem ao ciclo biológico natural

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados