Siga-nos

Cultura

Alceu Valença é destaque na Vila Mariana

Publicado

em

Três apresentações de espetáculo que homenageia carreira de cantor e compositor pernambucano marcam pré-lançamento de CD e DVD

O som de Alceu Valença todos conhecem. A voz marcante, sempre acompanhada de arranjos que parecem levar o ouvinte a navegar por estradas e mares, tem a força da cultura brasileira. E se a musicalidade de Alceu fosse acompanhada por uma orquestra? Pois há ainda há ingressos para que os moradores da região possam conferir este encontro quase mágico de perto, aqui perto. No Sesc Vila Mariana. Alceu assume os vocais como solista diante da orquestra Ouro Preto, nos dias 21, 22 e 23 de março. A venda começou na quarta, mas não há mais disponibilidade online – agora só correndo até a bilheteria de uma das unidades para conseguir um lugar no teatro do Sesc Vila Mariana.
O espetáculo que leva o nome de “Valencianas” revive o cancioneiro do cantor e compositor pernambucano que, pela primeira vez, teve parte significativa de sua extensa obra arranjada para música de concerto. Guitarra, violão, baixo elétrico, bateria e percussão dialogam com instrumentos típicos da sonoridade nordestina como sanfona, zabumba, tampa de panela, rabeca e marimbau que, por sua vez, unem-se a uma orquestra de cordas.
A partir dessa miscelânea, canções como La Belle Du Jour, Coração Bobo, Tropicana, Anunciação, Sino de Ouro e Porto da Saudade ganharam contornos orquestrais. Destaque também para a Suíte Valenciana, peça composta por referenciais sonoros que buscam revelar o imaginário poético e musical de Alceu. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire. O espetáculo tem participação especial de Paulo Rafael (guitarra e violão), sendo idealizado pelo produtor Paulo Rogério Lage, que faz a Direção de Cena. Valencianas apresenta ainda cenário inspirado nos “Balões de Guignard”, composto pelo ceramista e artista plástico pernambucano Joelson Gomes.
Mais que propor o diálogo entre a música erudita e a canção popular, Valencianas procura demonstrar a universalidade artística de Alceu e a diversidade de sua obra. De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, o “desafio é respeitar aquilo que torna a obra de Alceu Valença única. O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a maestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música de nosso país, que contribuiu, inclusive, para a ideia de música popular brasileira que temos hoje”, afirma.
Alceu Valença aponta que o espetáculo representou um novo capítulo em sua carreira “em um mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de concerto é uma forma de transcendência. Este projeto representa uma nova vertente na minha carreira”, celebra o homenageado.
Em novembro de 2012, Valencianas foi gravada ao vivo, no Grande Teatro do Palácio das Artes, Belo Horizonte. O registro será lançado em cd e dvd, em Maio.

Histórico
O espetáculo começou a ser preparado em 2010, quando o maestro e o compositor foram apresentados, em Ouro Preto, por um amigo em comum: o editor Paulo Rogério Lage, que há tempos acalentava proporcionar contornos orquestrais ao cancioneiro de seu compadre Alceu. No verão de 2012, o maestro Rodrigo Toffolo e o arranjador e violinista Mateus Freire foram novamente ao encontro do homenageado, desta vez em Olinda, e voltaram com mais de quarenta músicas na bagagem, sugeridas pelo próprio Alceu. Dentre estas, 13 foram escolhidas.
O espetáculo será apresentado dias 21, 22 e 23 de março, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h. Ingressos entre R$ 8 e R$ 40. O Sesc Vila Mariana fica na Rua Pelotas, 141. Telefone 5080-3000.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados