Siga-nos

Meio ambiente

Afinal, o que é respeito ao meio ambiente?

Publicado

em

Entre os 8 R’s da sustentabilidade, respeitar tem conceito amplo

Não basta deixar de atirar detritos pela janela ou deixar de jogar na rua o papel de bala para considerar que se respeita o meio ambiente. Entre os oito R’s que representam uma atitude realmente sustentável no planeta, Respeitar pode ser considerado por muitos como o de mais fácil compreensão. Mas, como refletir é o primeiro dos R’s, é preciso aprofundar o conceito.

Para respeitar o meio ambiente, é preciso, antes de tudo, entender o que significa respeito. Respeitar as pessoas, por exemplo é uma tarefa complexa, que exige de cada ser humano a capacidade de tolerar as diferenças, entender que cada ser humano tem o direito de pensar ou agir diferente. A esta equação devem ser somadas as ideias de respeitar a si mesmo, ao seu trabalho e ao meio ambiente.
A partir do momento em que o ser humano aprende a respeitar o que está ao seu redor – inclusive posturas e pensamentos divergentes – o planeta tem muita a ganhar. Isto não significa que o ser humano terá que assimilar agressões ao meio ambiente porque partem de pessoas com atitudes diversas. Mas, ao respeitar outros seres humanos, é possível entender que há formas de difundir as boas práticas sem confrontar. O diálogo é uma forma respeitosa de transmitir conceitos. O Instituto Akatu, para o Consumo Consciente, lembra que palavras mágicas como “por favor” e “obrigado” sempre funcionam.
Outra reflexão importante está relacionada ao trabalho que se exerce cotidianamente. Se não há mais respeito por parte de quem desenvolve aquela atividade, o correto é mudar. Trocar de emprego, atividade ou mesmo contribuir para que o trabalho seja, ele próprio, modificado, pode também resultar em uma sociedade mais humana, mais harmoniosa para o planeta.
E nunca é demais lembrar que o respeito ao meio ambiente deve incluir uma nova visão de mundo. Deixar de jogar papel pelas ruas é importante, mas deixar de fazer vistas grossas ao despejo irregular de entulho na cidade também é. Vale lembrar que quem contrata um carroceiro para se desfazer de uma pequena quantidade de entulho provavemente está também contribuindo para que o material seja deixado algumas esquinas adiante. Usar equpamentos eletrônicos em demasia apenas porque “pode” pagar por eles e pela conta de energia elétrica são outros exemplos de atitudes de desrespeito ao meio ambiente.

conceitos de preservação à natureza devem ser ensinados juntamente com noções de bem-estar comum em socidade, com respeito aos seres humanos

 

Passeios

 

Parque abriga primeira obra da arquitetura modernista no país

 

O Parque Modernista não é apenas uma área verde de contemplação da natureza na região – é também um endereço que simboliza o respeito à memória da cidade e à preservação de bens históricos em detrimento ao crescimento desenfreado. Primeira obra arquitetônica em estilo modernista no país, a casa foi construída a partir de projeto do arquiteto Gregori Warchavchik ,em 1928. Ali, durante a eferverscência do movimento Modernista na cidade, os intelectuais e artistas se reuniam para ditar as rupturas culturais na metrópole. Na década de 1980, a casa e seus jardins quase fotam destruídos para dar lugar a quatro edifícios. A união da comunidade, que protestou e chamou a atenção para necessidade de preservação, fizeram com que a casa se mantivesse onde está. Detalhe curioso: entre os motivos que os técnicos levaram em consideração para defender o tombamento do Parque Modernista como patrimônio paulistano, a existência de uma espécie rara de planta foi fator determinante. A casa é envolta em doze mil metros quadrados de verde remanescente da mata atlântica na cidade.

 

 

Casa Modernista 
Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana
Fone 5083.3232. Aberta de terça a domingo, das 9 às 17h
Visita orientada. Entrada franca

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados