Siga-nos

Esporte

“Adere Gentil” quer estimular cidadania na Vila Sta. Catarina

Publicado

em

A Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional – Adere, que atende pessoas com deficiência intelectual, acaba de lançar o projeto Adere Gentil – Zeladora da Vila. A ideia é incentivar a prática de cidadania de uma maneira inovadora: fazer com que os atendidos atuem na comunidade do entorno da instituição de maneira pró-ativa, como cidadãos críticos e protagonistas de mudanças para o bem-comum.
Agora, a prática da caminhada diária, que os participantes já faziam todos os dias, ganhou mais um sentido. A partir deste mês, jovens e adultos da organização vão carregar celulares, câmeras, papel e caneta, observando problemas estruturais do bairro de Vila Santa Catarina, na zona Sul de São Paulo, a partir de onze roteiros definidos pela equipe da instituição. Buracos e desníveis nas calçadas, que dificultam a acessibilidade, fios elétricos soltos, lixo irregular em terrenos, árvores podres, bueiros entupidos são alguns dos muitos pontos que serão mapeados e organizados por ordem de prioridades: emergência, frequência e risco.
A Adere pretende criar canais de comunicação com instituições públicas e privadas, responsáveis pelas soluções dos problemas, como a subprefeitura da regional do Jabaquara, envolvendo também a associação de moradores e outros grupos de caminhada.
Com a iniciativa, pretende-se alcançar vários objetivos: oferecer aos atendidos oportunidades para exercerem a cidadania, participar ativamente das questões coletivas, sentir-se inseridos na realidade social, serem porta-voz do bairro, protagonizar soluções, sensibilizar suas famílias e os moradores, além de contribuir à melhoria da qualidade de vida de toda a região impactada pela proposta.
Os atendidos também terão a missão de detectar espaços comuns que possam servir à criação de hortas e jardins comunitários. Tudo será filmado para que, ao final de um ano, a Adere apresente um documentário, mostrando o antes e o depois do projeto e as transformações conquistadas.
Outro propósito do Adere Gentil é disseminar a prática a mais pessoas e organizações congêneres para que outras regiões da cidade também passem por mudanças estruturais, garantindo mais qualidade de vida para todos.
O projeto é supervisionado por psicólogos, professores de educação física e assistente social, contando também com um profissional de comunicação e fotógrafo.
Sobre a Adere
A Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional é uma instituição sem fins lucrativos que nasceu em 1972, da iniciativa de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, preocupados com o futuro de seus filhos que começavam a sair da infância. Saiba mais, acessando o site: www.adere.org.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados