Siga-nos

Sem categoria

Açougues da região são autuados pelo Procon

Publicado

em

Você sabia que é proibida a venda de carnes já moídas? A lei existe para evitar que sejam acrescidos componentes impróprios e pedaços de qualidade inferior ou diferentes do solicitado (como sebo, vísceras, miúdos ou retalhos) e para que não haja reetiquetagem com mudança de data de validade e moagem da carne. Mas, vários açougues descumprem esta norma, o que motivou atuação do Procon na última quinzena de setembro.
O órgão esclarece que venda de carne moída só é permitida se o processo de moagem for industrial e devidamente vistoriado por órgãos competentes. As embalagens devem trazer o selo de inspeção do Ministério da Agricultura – que também vale para hambúrgueres, quibes, almôndegas e empanados.
Os açougues não podem utilizar azulejos de cor rosada ou usar luzes vermelhas, que mascararam a aparência das peças em exposição, deixando-as de cor mais viva / avermelhada. Além do selo do Ministério da Agricultura, as embalagens de alimentos pré-embalados devem ter informações sobre o fabricante ou importador; prazo de moagem/validade; ingredientes e peso; sempre em português.
Antes da compra o consumidor deve observar se os produtos estão expostos em gôndolas refrigeradas, as condições de higiene do estabelecimento, e se os preços dos produtos estão devidamente fixados em local de fácil visualização.
A falta de preços em etiquetas também motivou diversas das autuações do Procon durante as blitze em açougues. A lista dos açougues autuados está em http://goo.gl/K2XhmL.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados