Siga-nos

Meio ambiente

Coleta mecanizada tem início na região

Publicado

em

Novo sistema reduz proliferação de ratos e outros vetores de doenças e impede que os sacos fiquem expostos à ação de animais

Até 2024, a cidade de São Paulo ganhará coleta de resíduos sólidos domiciliares feita de forma mecanizada. O projeto prevê a implantação de 15.553 metros cúbicos de contêineres nesse prazo de dez anos, em vários os bairros das zonas Sul e Leste atendidos pela concessionária Ecourbis Ambiental. De forma experimental, entretanto, o trabalho já começou, em outubro: no Planalto Paulista, dentro da Subprefeitura de Vila Mariana, e no Campo Belo, na área da Subprefeitura de Santo Amaro, foram distribuídos 50 con-
têineres com capacidade entre 1,0 m³ e 1,7m³. Nesta fase experimental, os recipientes vão atender aproximadamente 2.800 pessoas, de cerca de 700 domicílios.
“É uma obrigação contratual da concessionária implantar a coleta mecanizada na cidade e, até outubro próximo, serão instalados na cidade 1.550 m³ em contêineres”, explica Walter de Freitas, superintendente de Operações da Ecourbis.
Ele diz que, para o projeto piloto atual, foram escolhidos bairros de característica mais horizontal, ou seja, onde existem mais casas do que edifícios. “A resposta da população tem sido muito positiva, os moradores destes bairros estão aprovando a coleta mecanizada”, avalia. Os munícipes foram orientados semanas antes do início da implantação da coleta, através de panfletos e orientação da equipe Ecourbis.
Mas, foi fácil perceber que a novidade é simples. Os contêineres são colocados nas vias públicas, a uma distância aproximada de 60 metros de cada casa e os moradores, em vez de deixarem os sacos de lixo em frente às suas casas, devem colocá-los dentro destas pequenas caçambas fechadas. O caminhão passa e, mecanicamente, engata os recipientes e o lixo é coletado. Os resíduos sólidos domiciliares não ficam, dessa forma, expostos à ação de animais que podem rasgar os sacos, nem propiciam a proliferação de ratos ou insetos. Evita-se ainda que o lixo seja carregado por enxurradas. “O projeto traz mesmo mais conforto para o munícipe, a cidade fica esteticamente melhor”, resume Freitas.
A coleta mecanizada já está sendo ampliada no próprio Planalto Paulista, com um segundo setor sendo incluído no roteiro. “Outros bairros estão em estudo para receber contêineres”, conta o superintendente de operações.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados