Siga-nos

Problemas na região

Mudança de sinalização em Mirandópolis atrasa

Publicado

em

Um projeto de readequação da sinalização e traçados de trânsito de um largo em Mirandópolis está aguardando execução desde o final do ano passado. Na época, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi até o entroncamento entre as ruas Orissanga, Heliotrópios, Orquídeas e Comendador João Gabriel e fez marcações sobre o asfalto, indicando que a área, considerada insegura por muitos vizinhos, passaria por modificações. Mas, até agora, nada foi feito no local e a pintura já praticamente desapareceu.

Em abril, o jornal São Paulo Zona Sul cobrou a CET, que passou a responsabilidade para a Subprefeitura da Vila Mariana. Segundo o órgão de trânsito, as modificações previstas dependiam de obras físicas. A Subprefeitura, por sua vez, explicou, na época, que as fortes chuvas haviam atrapalhado o cronograma de obras e que o trabalho em Mirandópolis estava previsto para junho. O prazo terminou e nem sinal das equipes municipais – nem da Sub, nem da CET.

Agora, a Subprefeitura alega que foram consideradas emergenciais e prioritárias para o sistema viário obras de execução de sarjetas e sarjetões nos distritos de Moema e Saúde. Informa que, com a mudança no cronograma, obra foi reprogramada para ter ser executada entre o final de julho e início de agosto, até porque as obras em Moema já foram concluídas e as equipes agora estão na Saúde. (veja também matéria ao lado)

Moradores reivindicam há tempos mudanças no largo da Rua Orissanga. “Presencio diariamente cenas de desrespeito ao pedestre”, reclama há tempos a leitora Mariana Fernandes que chegou a montar um abaixo-assinado para solicitar a melhoria da sinalização. “Os veículos abusam da velocidade e a situação torna-se ainda mais preocupante devido a presença de uma escola infantil e um centro de apoio ao deficiente visual na região”, diz ela. “A circulação de pedestres nestas imediações é intensa, já que a estação de metrô Praça da Árvore está próxima”, completa.

Segundo a CET, o projeto de sinalização já elaborado para o local prevê nova adequação de estacionamento, regulamentação de sentido e parada obrigatórios, faixas de pedestres contemplando todos os movimentos, guias rebaixadas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

 

Abaixo, marcações de solo na Rua Orissanga, quase desaparecendo à espera de projeto da Subprefeitura. À direita, reforma de sarjetão na Avenida Bosque da Saúde, obra que foi considerada prioritária

 

 

 

Reforma de sarjetões foi priorizada

O cronograma da Subprefeitura de Vila Mariana para obras com impacto no fluxo viário na região da Saúde previa também construção e reforma de sarjetões. Foi por isso, segundo o órgão, que a modificação de traçado no largo da Rua Orissanga com Caputira foi adiada.

A Coordenadoria de Projetos e Obras da Subprefeitura Vila Mariana diz que a construção dos sarjetões nos três distritos sob sua responsabilidade – Moema, Saúde e Vila Mariana –  contribuem com o conforto e a segurança dos motoristas nos cruzamentos. Além disso, as sarjetas aumentam a capacidade de drenagem das águas das chuvas, segundo o órgão.

A Subprefeitura ainda alega estar executando outras obras na região: instalação de equipamentos de ginástica que facilitam as atividades físicas para os idosos; a reforma de escadaria; o nivelamento de logradouros em paralelepípedo; a reforma da praça e o fechamento de espaços vazios embaixo do viaduto Jabaquara.

No distrito Saúde, os sarjetões estão sendo reformados ou construídos em cruzamentos como os da Rua Bertioga com a Av. Bosque da Saúde; Rua Santo Irineu x Rua Dom Bernardo Nogueira; Rua Veriano Pereira x Av. Jabaquara; entre outros.

Na Rua Jorge Chamas, foram construídos 700 metros de extensão de sarjeta e construção de guias. E em endereços como da Rua Correia de Lemos ou rua Itapiru, houve execução ou reforma de sarjetas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados