Siga-nos

Saúde

Sesi abre inscrições para curso de receitas juninas

Publicado

em

Já é tradição e, por isso, é importante que os interessados se inscrevam rapidamente porque as vagas são limitadas e se esgotam rapidamente.

Em um programa gratuito do Sesi, qualquer interessado pode aprender a fazer receitas típicas juninas com alimentos de época, garantindo não só frescor e economia na compra dos ingredientes, como também saúde em receitas balanceadas.

O curso Alimente-se Bem – Sabores Junino é oferecido em junho e será ministrado nas 44 unidades da entidade no estado – uma delas no vizinho bairro do Ipiranga.

Em 2013, o cardápio traz receitas originais. As nutricionistas criaram pratos com ingredientes como batata-doce, amendoim e milho. No total, foram criados oito pratos, incluindo doces e salgados.

Entre as delícias juninas, três são destaque: o bombocouve de amendoim, a pizza de batata-doce com rúcula e o pudim de maça do amor, que são receitas usuais no dia a dia do brasileiro e que nessas preparações levam ingredientes inéditos.

Todas as receitas valorizam o aproveitamento integral dos alimentos e contribuem para a elaboração de um cardápio mais nutritivo e econômico. No final do curso, o aluno será presenteado com um folder contendo as oito receitas que foram preparadas e degustadas em aula.

Histórico

Os princípios do Alimente-se Bem foram determinados a partir de pesquisas realizadas por nutricionistas da entidade, que observaram hábitos alimentares dos trabalhadores da indústria no Estado, preço dos alimentos e o teor nutritivo das dietas praticadas. O levantamento também detectou grande desperdício de partes importantes dos alimentos, na maioria das vezes por desconhecimento de suas propriedades nutricionais e possibilidades culinárias. A partir dessas informações, foram desenvolvidas receitas que utilizam cascas, talos, folhas e ramas e dão origem a pratos saudáveis, nutritivos, saborosos e econômicos.

Desde então o programa é aberto à comunidade, ministrado gratuitamente em unidades fixas e móveis do SESI-SP, e levado a indústrias, prefeituras, universidades, organizações não governamentais e entidades assistenciais por meio de parcerias.

Como resultado, o programa foi multiplicado para mais de dois milhões de pessoas e provou, por meio de estudos com universidades, que vários ingredientes apresentam mais nutrientes em suas cascas, talos e ramas do que nas próprias polpas.

O Sesi Ipiranga fica na Rua Bom Pastor, 654. F: 2065-0150.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados