Siga-nos

Problemas na região

Moradores querem melhorar iluminação do Planalto Paulista

Publicado

em

Moradores querem melhorar iluminação do Planalto Paulista

O Planalto Paulista é um bairro residencial, reconhecido pelo clima agradável de suas arborizadas alamedas. Mas, esse clima bucólico, garantido pela imensa copa de árvores antigas, enfrenta problemas de segurança como a cidade toda. A prostituição que há anos se infiltra pela Avenida Indianópolis e suas travessas é um dos problemas mas conhecidos, mas o bairro também sofre com acidentes de trânsito, assaltos… E, em todos esses cenários, a precariedade da iluminação pública se torna um agravante. Por isso, a Sociedade Amigos do Planalto Paulista resolveu atuar para tornar o bairro menos escuro: surgia assim o Projeto Iluminar. Na última quarta-feira, dia 4, a comunidade se reuniu para discutir as ações que devem tornar o bairro mais agradável e seguro, através de uma iluminação mais eficiente.

As árvores não podem ser consideradas o vilão desta história. Se as podas adequadas realmente podem trazer resultados positivos, por outro lado os moradores sabem que eles  são limitados e temporários e que o ideal é buscar o rebaixamento de luminárias, lâmpadas mais eficientes. Atualmente, a maior parte das lâmpadas do bairro usam vapor de mercúrio, considerada uma tecnologia obsoleta.

A SAPP já solicitou ao ILUME a substituição pelas amarelas, que são de vapor de sódio e muito mais eficientes. Negocia constantemente a poda das árvores junto à Subprefeitura de Vila Mariana e Eletropaulo

Mas a entidade quer mais. Por isso, integrantes da entidade estão fazendo um levantamento das deficiências de iluminação no bairro para entregar um relatório completo ao Ilume. O sucesso desse diagnóstico depende da participação direta dos moradores, o que explica as reuniões que vêm sendo promovidas.

Moradores do bairro podem contribuir apresentando a situação de suas ruas, relatando casos recorrentes de falhas nos equipamentos ou apontando ruas onde há poucas luminárias ou lâmpadas fracas por exemplo. A SAPP apenas ressalva que o objetivo do projeto não é fazer acompanhamento de casos isolados de lâmpadas queimadas e encaminha-los ao Ilume. Este tipo de reivindicação deve ser feito diretamente pelo munícipe à Ilume, pelo telefone 0800-7220156. Casos de falta de energia, por sua vez, precisam ser relatados à Eletropaulo.

Moradores pedem podas, luminárias rebaixadas, novas lâmpadas....

A SAPP pede a colaboração dos moradores para que percorram a rua ou a quadra onde residem no período noturno, sempre acompanhados por um vigia, um familiar ou um vizinho, claro. Anote o número da residência onde se localiza o trecho da rua escuro ou mal iluminado. Depois, informe à SAPP os problemas que encontrou. Não esqueça de indicar também seu nome e  endereço. Se possível, integre grupos da entidade, que está organizando as equipes por regiões do bairro. Anote os dados para entrar em contato com a SAPP: sapp@sapp.org.br (email) ou 8563-6717 (telefone). Outros dados sobre o projeto estão na página da entidade na internet: www.sapp.org.br.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados