História
Trecho Jabaquara-Saúde recebeu primeiros trilhos do metrô
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No dia 25 de maio de 1972, os caminhos que hoje são percorridos simultaneamente por mais de uma centena de trens nas linhas da Companhia do Metrô começavam a ser implantados.
Naquela época, faltando menos de três meses para a chegada da primeira composição ao Pátio Jabaquara e pouco mais de dois anos para o início da Operação Comercial, o trabalho dos metroviários do Departamento de Manutenção de Via Permanente (MTV), que veio a ser chamado assim tempos depois, era pioneiro e de grande responsabilidade A cidade de São Paulo aguardava ansiosa o metrô.
Os metroviários instalaram 11 km de trilhos, além de construírem galerias de esgoto, canaletas para passagem de cabos elétricos e rede de distribuição d’água.
A tecnologia empregada, que consistia em uma camada de borracha entre o dormente de concreto e o trilho, era inovadora e tinha por objetivo aumentar o amortecimento da via durante a passagem dos trens, facilitar a manutenção da via, reduzir o uso de lastro e consequentemente diminuir a altura dos túneis, barateando a obra.
Atualmente, considerando as linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha, são aproximadamente 290 km de trilhos implantados.
Em média, cerca de 8,5 km de trilhos desgastados são substituídos anualmente.
A equipe de manutenção de via (MTV) responde pelo planejamento de execução das trocas de trilho, pelos exames com ultrassom nas vias e pelas inspeções visuais.
O trecho entre as estações São Judas e Saúde ainda tem trilhos originais, fabricados pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) instalados.
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Equipe do Departamento de Manutenção de Via Permanente (MTV)
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