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Coronavírus

Procon recebe mais de 3 mil denúncias em tempos de coronavírus

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Praticamente um mês depois da quarentena ser decretada na cidade de São Paulo o ProconSP, órgão da Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor, constatou um aumento de 726% nas denúncias dos consumidores da capital.

Os problemas relatados estão majoritariamente relacionados ao avanço do coronavírus: em 19 de março, quando começaram a ser recebidos, o dado era de 394 denúncias; na última quinta-feira (9/4), já somavam 3.254 registros.

Atendendo ao pedido do ProconSP, os consumidores continuam encaminhando por meio das redes sociais os problemas relacionados ao avanço do coronavírus. Das 3.254 denúncias em geral recebidas até 9/4, a maior parte – 1.889 ou 58% do total – refere-se a preços abusivos de álcool em gel e outros itens.

As denúncias especificamente de abuso no valor do álcool em gel e outros itens tiverem um crescimento de 665% (de 247 denúncias em 19/3 para 1.889 em 9/4).

É inadmissível que empresas aumentem de forma abusiva os preços de itens necessários à população durante a pandemia. O órgão de defesa ao consumidor está fiscalizando estabelecimentos no estado de São Paulo a fim de averiguar a prática – de 16 de março a 9 de abril, equipes percorreram 1.147 farmácias, supermercados, hipermercados etc de 107 cidades.

Desse total, 888 (77% do total) foram notificados a apresentar notas fiscais de venda ao consumidor final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel e máscaras, no período de janeiro a março, para comparação e assim verificação de eventual aumento abusivo sem justa causa.

O consumidor que se deparar com algum valor de produtos ou serviços relacionados ao coronavírus que considere abusivo, pode recorrer ao @proconsp.

Considerando a orientação de manter o isolamento e evitar sair de casa, o Procon disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais, marcando @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.

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