Siga-nos

Cultura

Cinemateca tem mostra de documentários musicais

Publicado

em

O Brasil tem ótimos documentários musicais – e bastante diversificados, também, mostrando diversas linhas de produção artística e manifestações populares. Por isso, a Cinemateca Brasileira e a Roquette Pinto Comunicação Educativa estão apresentando a Mostra Documentários musicais brasileiros.

A Mostra contempla documentários sobre diferentes gêneros musicais e grandes nomes da música nacional, todos produzidos nas duas primeiras décadas dos anos 2000. E vai desde a biografia de um dos maiores sambistas, Cartola – Música para os olhos, dirigido por Hilton Lacerda e Lírio Ferreira, à pesquisa minuciosa sobre o movimento punk no país, em Botinada! A origem do punk no Brasil, perpassando pelas histórias de vida de alguns dos mais importantes nomes da música popular brasileira nos anos 1960, como o longa Loki: Arnaldo Baptista, sobre o mutante paulista, e a biografia do roqueiro baiano dirigida pelo fotógrafo Walter Carvalho, Raul – O inicio, o fim e o meio.

Destacam-se o panorama do cancioneiro brasileiro da cinemanovista Helena Solberg, Palavra (En)Cantada; a vida dos dançarinos e o sucesso do estilo de dança do funk carioca, em A batalha do passinho; o registro do Festival de Águas Claras, o “Woodstock brasileiro”, em O barato de Iacanga – ainda inédito no circuito comercial brasileiro; o minucioso retrato do músico Itamar Assumpção, figura central da música paulista, em Daquele instante em diante, de Rogério Velloso.

Toda a programação tem entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação da sala BNDES.

Começa nessa sexta, 27, às 20h, com “Raul – O início, o fim e o meio”
Sábado | 28/09, 17h – A batalha do passinho; 19h – Daquele instante em diante; 21h – Cartola – Música para os olhos
Domingo | 29/09: 18h – Loki: Arnaldo Baptista; 20h – Botinada! A origem do punk no Brasil
Sexta-feira | 04/10; 19h – Daquele instante em diante; 21h – A batalha do passinho
Sábado | 05/10: 17h – Palavra (En) Cantada; 19h – O barato de Iacanga; 21h – Raul – O início, o fim e o meio
Domingo | 06/10: 18h – Loki: Arnaldo Baptista; 20h – Cartola – Música para os olhos.
A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, s/n – Vila Mariana

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados