Siga-nos

Cultura

Na Vila Mariana, Memorial do Ensino reúne fotos, objetos e documentos

Publicado

em

O Memorial do Ensino Municipal (MEM) comemora este ano o seu 15º aniversário. Fundado em 1995, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, o Memorial surgiu com o intuito de preservar e resgatar a memória da educação paulistana.

O Memorial conta hoje com um acervo de quase 45 mil fotos digitalizadas e em papel. São cerca de 3 mil títulos em VHS e DVD de eventos realizados na Secretaria de Educação, nas Diretorias Regionais de Educação e escolas. Seu acervo é procurado com mais frequência por pesquisadores, professores e estudantes.

Exposição

O Memorial apresenta sempre duas exposições, uma fixa e outra temporária. A fixa conta a história da educação paulistana desde a criação dos parques infantis, por Mario de Andrade, até os dias de hoje. Lá, os visitantes podem encontrar objetos, vestuários e fotos que fizeram parte da história do ensino municipal. A reprodução de uma sala de aula dos anos 40 e 50, os materiais usados nas aulas de Bandas e Fanfarras e até alguns materiais didáticos das décadas passadas também estão expostos.

Na exposição é possível conhecer ainda os secretários de Educação desde 1945, por meio de uma galeria de fotos que inaugurou novo formato – agora é uma lousa de sala de aula. Painéis com fotos que retratam todas as décadas da rede completam a experiência de volta ao passado.

Inaugurada no dia do aniversário do Memorial, a mostra temporária expõe os projetos especiais desenvolvidos pela secretaria. Estão presentes o projeto de educomunicação nas ondas do rádio, o projeto de informática educativa, as salas e espaços de leitura e o xadrez. A mostra ficará aberta ao público até este mês de julho.

Nas ondas do rádio

Os alunos do projeto Nas ondas do rádio, da EMEF Fernando Gracioso, Zona Norte, marcaram presença na cobertura do evento. O registro foi feito com atualizações constantes no twitter, gravações de entrevistas para a rádio com professoras que visitaram as exposições, além de fotos e vídeos que serão colocados no blog do projeto.

Jéssica Bruna de Souza, aluna do 4º ano do ciclo II da EMEF Fernando Gracioso, fez sua segunda visita ao memorial, agora como repórter. “É muito bom visitar o Memorial de novo. Achei muito legal nosso projeto fazer parte de uma das exposições”, diz, orgulhosa. Sua colega no projeto, Suzi de Souza, do 2º ano do ciclo II, gostou de conhecer os objetos das antigas salas de aula. “Achei muito interessante ver coisas antigas que talvez meu avô possa ter usado quando estudou”, diz.

História oral

A comemoração do aniversário marcou também a retomada do Projeto História Oral. Nesta nova fase, o projeto conta com relatos do professor João Gualberto de Carvalho Meneses, que preside o Conselho Municipal de Educação, e da professora Patrícia Maria Takada, assistente técnico-educacional de DOT – Educação Infantil e diretora de CEI, contando a história da educação infantil municipal, que completa 75 anos em 2010.

As escolas interessadas em conhecer um pouco mais o passado e a história atual da educação municipal devem agendar sua visita.

Onde fica

O Memorial do Ensino Municipal fica na rua Estado de Israel, 509 – Vila Clementino e fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 5084-4391 ou pelo site: http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/memorial.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados