Siga-nos

Artigo

Contratura muscular: o que é e como tratar?

Publicado

em

Com certeza, muitos de nós já sofremos uma contratura em qualquer lugar do nosso corpo. Ela consiste na contração de maneira incorreta de um músculo, que não volta ao seu estado normal de relaxamento.
Os sintomas mais importantes são a rigidez muscular, acompanhada de dor e algumas vezes limitação de movimento na região afetada.
Há muitas causas diferentes que podem levar ao quadro de contratura. As mais comuns são causadas por excesso ou sobrecarga durante atividade física (atletas profissionais ou amadores), traumatismo muscular, má postura e até em casos de situações de estresse, tensão e preocupação.
Existem várias formas de se tratar as contraturas musculares.
Porém, tudo depende muito da causa, da condição física e do ambiente em que vive o paciente.
Dentre as diversas modalidades terapêuticas, as mais eficazes são a massagem, técnicas de manipulação e reeducação postural, fortalecimento muscular, alongamentos e acupuntura.
Porém, mais importante que tratar, é prevenir. E uma das maneiras de evitar o surgimento das contraturas é realização de atividade física regular, não esquecendo do aquecimento, do alongamento e de manter uma postura adequada !
E não se esqueça: procure sempre um profissional habilitado e capacitado!
Priscila Alves – fisioterapeuta
R. Dos Jacintos, 300 – sala 1 – Tel: 98221-0995

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados