Siga-nos

Meio ambiente

Óleo de cozinha usado pode ser trocado por sabão

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

O Instituto Triângulo, ong de proteção ambiental, desenvolve um projeto para ampliar a conscientização da população sobre o danoso despejo de óleo de cozinha na rede de esgotos. Muita gente ainda adota esta prática prejudicial ao meio ambiente e que causa entupimento das tubulações, morte de rios, proliferação de ratos e baratas na cidade. Agora, em vários parques da zona sul da cidade é possível trocar uma garrafa pet de dois litros cheia de óleo usado e tampada por um kito com duas pedras de sabão ecológico, produzidos no próprio Instituto Triângulo.

Todo o resíduo recolhido pela iniciativa é encaminhado à ONG e a usinas parceiras que transformam o óleo em biodiesel. A proposta prevê, paralelamente, a preservação ambiental e a geração de renda com ocupação qualificada, criando condições socialmente justas de trabalho para os trabalhadores que dependem desse meio para subsistência, além de contribuir para a melhoria da limpeza nas áreas envolvidas.

Para participar, é simples. Depois que o óleo esfria na panela, com a ajuda de um funil é preciso despejá-lo em uma garrafa pet (refrigerantes, água mineral, que tenham rosca para fechamento adequado). Depois, com um papel toalha ou guardanapo de papel, o ideal é limpar a panela usada para que este resíduo vá para o lixo e não para a tubulação durante o processo de lavagem da panela.

Quando a garrafa PET estiver cheia, leve ao Ponto de Troca mais perto de sua casa. A garrafa pet é ideal porque, além de resistente, pode ser reciclada quando encaminhada ao Ponto de Troca.

Vários deles estão na região, como Ibirapuera, Aclimação e Independência (Ipiranga). Outros endereços próximos são o Círculo Militar de São Paulo (Rua Abílio Soares, 1589), o Mercado Municipal do Ipiranga (Silva Bueno, 2109), a rede de supermercados Hirota e Bonanza.

Outra forma de contribuir com a campanha, aliás, é tornando sua empresa ou escola um ponto de troca. O ponto materiais de divulgação e kits de pedras de sabão e de bomba de acondicionamento do óleo. Informações em www.triangulo.org.br/junteoleo/pontos_de_troca.php

 

Óleo é reciclado em usina verde da ong Triângulo e doadores recebem kit com barras

Advertisement
3 Comentários

3 Comments

  1. Lucelia Lima

    12 de março de 2019 at 12:34

    Bom dia,

    Tenho uma média de 50 litros de óleo de cozinha usado, e gostaria de saber se vocês trocam por produto de limpeza.

    • Jornal Zona Sul

      12 de março de 2019 at 18:58

      Lucélia, este site é do jornal SP Zona Sul. Para informações sobre a troca do óleo, será preciso entrar em contato com a Ong citada na matéria.

  2. Vânia

    25 de maio de 2019 at 21:27

    Como faço para entrar em contato com vocês. Estou com uns 2p litros de óleo usado e gostaria de trocar por sabão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados