Siga-nos

Turismo e Lazer

Zoo e Botânico reabrem

Publicado

em

Entrada para o Zoológico nesta sexta, 16, é gratuita.

Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico reabriram ontem, dia 15, e vão funcionar normalmente de agora em diante a partir das 9h. Os parques, que integram o PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga) estavam fechados desde 23 de janeiro.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a medida é embasada em parecer técnico que classificou a presença do vírus da febre amarela nesse território com um fato isolado e restrito, com baixo risco de transmissão para humanos. Por isso, não haverá requisição de carteirinha de vacinação, mas os visitantes encontrarão mensagens orientando sobre a necessidade de tomar a vacina pelo menos dez dias antes da visita.

Hoje, 16 de março, o Zoo está comemorando 60 anos de sua abertura. Como presente aos visitantes, a entrada será gratuita nesta sexta, como foi ontem (15). Quem aniversaria em março também será isento da entrada durante o mês.

Uma programação especial foi elaborada para celebrar a reabertura. Ainda nesta sexta, 16, alguns animais vão participar da comemoração de aniversário do Zoo recebendo presentes elaborados pela equipe técnica do parque. Os visitantes verão araras, leões, elefantes, entre outros animais, interagindo com os enriquecimentos temáticos.

Uma exposição fotográfica vai resumir fatos históricos do Zoo, ao lado da loja de lembranças – Alameda Aves. Diariamente, das 10h às 12h e 13h30 às 15h com presença de educador ambiental.

Também será possível conhecer a história dos animais mais velhos e mais novos do Zoo, diariamente, com apresentações didáticas entre as 10h e às 15h, nos Recintos dos seguintes animais: pelicano, condor-andino, tigre-siberiano,hipopótamo, rinoceronte-branco, elefante-africano, mico-leão, flamingo-chileno e lobo-guará

Outra atração será o Teatro de fantoches com a Turminha da Conservação contando “causos” que aconteceram no Zoo. Aos sábados e domingos, com sessões às 10h, 11h, 14h e 15h, no Espaço Na Trilha da Kinha – Alameda Urso.

História

Em 16 de março de 1958, o Zoo foi inaugurado gerando grande expectativa… e grande congestionamento em toda a região da Água Funda.

O parque sempre foi um dos campeões entre os pontos turísticos da cidade. Alvo da crítica de defensores de animais e ambientalistas contrários ao aprisionamento de animais, o Zoo atualmente, busca focar sua atuação na conservação da fauna silvestre. Os recintos e o manejo com os animais também foram reformulados ao longo dos anos para atender às novas tendências de respeito à vida animal.

Outros avanços ocorreram nas áreas de pesquisa científica, formação de profissionais, gestão e educação ambiental e nas parcerias firmadas dcom pesquisadores e instituições, que lhe permitiram atuar de forma pioneira no Brasil em projetos de conservação na natureza.

O Zoo fica na Avenida Miguel Stéfano, 4241. Água Funda. Telefones: 5058-0564. Há uma van disponível a partir da estação Jabaquara e, mesmo em casos de gratuidade da entrada, o transporte deve ser pago à parte.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados