Siga-nos

Turismo e Lazer

Zona Sul tem novo parque: Chuvisco

Publicado

em

O antigo Clube do Chuvisco, que era área de lazer dos funcionários da extinta Varig, ficou anos fechado, abandonado e até invadido. Foi incluído no projeto de reurbanização da região do Jabaquara e bairros próximos, na Operação Urbana Consorciada Água Espraiada. As invasões e ocupações atrasaram a obra e a promessa era de que fosse entregue até o final do ano passado, mas só agora o Parque efetivamente abriu suas portas à população local, mantendo o nome histórico.

O novo – mas histórico – Parque do Chuvisco foi inaugurado no sábado, 1, pelo prefeito João Doria. São 35 mil metros quadrados nas proximidades do córrego Água Espraiada, no encontramento das Avenidas Roberto Marinho e Lino de Moraes Leme.

Foram investidos, na recuperação do parque, R$ 13,5 milhões que resultaram em áreas de convivência, quadras poliesportivas, iluminação e acessibilidade. Foram contemplados aspectos como insolação, ventilação, preservação das espécies arbóreas e vegetação. Na inauguração, o prefeito também prometeu seguranças constantes no local.

A proposta é oferecer ali atividades de esportes, lazer e cultura e a prioridade será ofertar programação para crianças e os idosos.

O parque oferece pista de caminhada, três quadras poliesportivas, quadra de bocha, playgrounds, aparelhos de ginástica para a terceira idade, três quiosques, ciclovia, núcleo de vivência com uma área construída de 600m² com sala de jogos, além de um galpão multiuso de 1.180m², onde poderão ocorrer atividades de música, exposições e apresentações.

Desapropriações

As desapropriações das áreas que integram o parque somaram 11 processos, finalizados entre 1996 e 2014. A licitação para a transformação em parque terminou em 2013. As obras ficaram paralisadas em 2014 e 2015, por conta de redefinições de projeto e da liberação do Termo de Compromisso Ambiental (TCA).

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados